Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Retenção de placenta em éguas

Normalmente o parto das éguas ocorre em períodos noturnos, sendo realizada por três momentos: prodrômica, expulsão fetal e expulsão das membranas fetais. A placenta equina recebe o nome de epiteliocorial, difusa e adecídua, realizando a troca de nutrientes, resíduos e gases entre a égua e o feto. A retenção placentária é definida como falha na expulsão de parte ou total da membrana.

Normalmente ocorre com maior incidência em animais de tração, em fêmeas com sobrepeso ou de idades jovens, raças de pequeno porte e éguas que já apresentaram a retenção em outros partos, sendo necessário o acompanhamento durante e pós-parto. O diagnóstico pode ser realizado pelas membranas pendentes na vulva da égua, após 3 horas do parto. Em alguns casos é necessária a palpação e a inspeção do animal. Após 12 horas é possível observar vários sintomas como: desidratação, apatia, febre, diminuição do leite, entre outros.

O uso da ultrassonografia também pode ser indicado para o diagnóstico, visualizando o lúmen uterino, segmentos placentários, tamanho do útero e outros. O tratamento pode ser realizado pela utilização de ocitocina para a liberação da placenta e pela lavagem do útero. A retenção da placenta causa risco de vida ao animal e é extremamente necessário o acompanhamento do medico veterinário, para melhor avaliação e procedimentos.   

 

A chegada dos potros deve ser acompanha por profissionais capacitados na área da reprodução equina que irão auxiliar o momento do parto. Saiba mais.

Fonte: VetSmart

Áreas

Clínica e Saúde

Notícias

Reprodução

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.