Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

A Anidrose Equina

Anidrose equina é uma doença que atinge as glândulas sudoríparas, causando deficiência no ato de suar, característica essencial para dissipar o calor do organismo do animal. Sua incidência é bastante comum em animais de todo o mundo e raças, sendo mais recorrente em países quentes e úmidos.

Os sinais mais claros desta enfermidade se manifestam com a queda dos pelos, aparência de cansaço, pele ressecada em virtude da falta de sudorese, dentre outras. Apesar destes indicadores, a doença possui um diagnóstico difícil de ser detectado.

Há vários fatores que podem causar este quadro, como a mudança de habitat do animal, que passa de um clima específico para uma região quente e úmida. Sendo assim, quando o mesmo não se adapta durante um período, há a possibilidade do desenvolvimento da anidrose.

Com a inviabilização da sudorese, o animal passa a buscar suas próprias maneiras de se refrescar, devido ao calor, priorizando lugares mais frescos, embaixo de árvores e com temperaturas mais baixas.

Animais portadores desta doença necessitam de alguns cuidados, como evitar atividades atléticas e possuir uma dieta baixa em proteínas, pelo menos durante o período em que ele estiver doente, já que o metabolismo destas substâncias gera calor interno.

O tratamento da Anidrose passa pela aplicação de medicamentos específicos que somente o médico veterinário poderá prescrever, sendo que métodos caseiros, que tentem forçar a sudorese do animal, não são recomendados, por levarem riscos à vida do animal.

Há ainda alguns estudos sendo realizados em alguns centros de pesquisas, que testam injeções de diferentes concentrações de sustâncias específicas, via intradérmica, com o objetivo de potencializar o suor.

 

O médico veterinário deve ser atualizado na área de primeiros socorros ao prescrever o tratamento para o animal. Saiba mais.

Fonte: Info Equestre

Áreas

Clínica e Saúde

Esporte equestre

Notícias

Nutrição

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.