Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Ozonioterapia em equinos

Ozonioterapia consiste em tratamento da medicina veterinária, originária da Alemanha. É obtida através do gás ozônio que é incolor e possui um odor característico, produzido através do oxigênio com o auxilio de um equipamento específico por meio de descarga elétrica.

Esse equipamento foi desenvolvido e começou a ser utilizado para diferentes tratamentos, sendo difundido primeiramente na Europa. O Brasil recebeu esta técnica no ano de 1975, porém, apenas nos meados dos anos 90 é que esta tecnologia começou a agregar os tratamentos no país.

A mistura é realizada por meio de 5% do ozônio e 95% de oxigênio com o auxilio de um aparelho composto por um cilindro formador do gás. Cuidados com os materiais utilizados devem ser tomados a fim de evitar a intoxicação do animal. O ozônio tem ação oxidante no organismo tratando afecções bacterianas, também as causadas por fungos, vírus, além de lesões subcutâneas e cutâneas, sendo analgésica e anti-inflamatória.

O ozônio diminui as negatividades do metabolismo aeróbico e anaeróbico, estudos comprovam a eficácia nos tratamentos laminite em equinos, nesses casos a melhora é significativa em relação à claudicação, garantindo melhor qualidade de vida ao animal, os tratamentos da ozonioterapia devem ser prescritos e acompanhados pelo medico veterinário.

 

Essa nova técnica pode auxiliar muito o trabalho dos veterinários no tratamento de enfermidades. Saiba mais.

Fonte: Informativo Equestre

Áreas

Clínica e Saúde

Notícias

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.