Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Adenite Equina - uma enfermidade que causa sérios danos na equinocultura

Também muito conhecida como garrotilho, a Adenite Equina é uma doença infectocontagiosa e que atinge as funções respiratórias do animal. Causada pela bactéria Streptococcus equi subsp.equi, desencadeia inflamações e a produção de secreções nasal e oral, gerando ainda faringite e rinite.

De acordo com estudos, cerca de 10% dos animais portadores da enfermidade vão ao óbito, por falta de informações dos criadores sobre a doença e os devidos cuidados a tempo.

 A enfermidade é responsável ainda por grandes prejuízos econômicos por conta de medicamentos e medidas de controle.

O contágio pela bactéria ocorre de maneira direta entre os animais, locais e objetos contaminados, sendo que nos quadros mais graves ocorrem abscessos, principalmente na faringe e partes da mandíbula, além de infecção generalizada. O diagnóstico é realizado através da coleta e análise dos materiais purulentos, por meio de exames específicos em laboratórios

Para um tratamento que proporcione resultados satisfatórios dependerá do estágio em que a enfermidade se encontra e fazer geralmente a drenagem dos locais, para a liberação de pus, repleto de bactérias, colaborando para difundir ainda mais a doença no ambiente.

Há ainda o tratamento medicamentoso, que em alguns casos requer o uso de penicilina, fluidoterapia, expectorantes, antimicrobianos, dentre outros, como as dosagens recomendadas pelo profissional da medicina veterinária.

 

Vários equipamentos podem ser utilizados na prevenção e tratamento da doença, cabe ao profissional saber qual deles aplicar. Clique aqui. 

Fonte: InfoEscola

Clínica e Saúde

Notícias

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.