Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Cegueira noturna em equinos

Uma doença que impede os equinos de enxergarem, sobretudo durante o período da noite, embora também haja relatos que isso ocorra durante o dia, a Cegueira Noturna Congênita Estacionária (CNCE) é uma enfermidade que pode atingir todas as raças de equinos.

O motivo da doença, de acordo com especialistas, está intimamente relacionada a fatores hereditários, sendo que a situação leva os animais a um estado constante de estresse, por conta do medo e da insegurança.

O diagnóstico da doença é realizado através do eletrorretinograma, o qual faz um mapeamento das condições do olho por meio de testes com flashes de luz, com o intuito de se verificar o reflexo e as reações do animal.

Ainda não se sabe exatamente os medicamentos para a cura da cegueira noturna. É possível que, mesmo com a doença, o equino viva bem, entretanto é recomendável que se faça algumas adaptações necessárias no ambiente em que o animal estiver, com o objetivo de evitar que o mesmo corra alguns riscos.

Um exemplo é não deixar objetos pontiagudos, latas, dentre outros, para que no escuro o animal não venha a se ferir. Outra dica é deixar água e alimentação em quantidade abundante e em uma base de preferência pesada, para que animal não a derrube e fique sem se hidratar. 

É importante que durante a noite se evite cavalgar com esses animais, por motivos óbvios, já que isso pode colocar a integridade física tanto do homem quando do animal em jogo.

Estas são apenas algumas dicas importantes, sendo que o animal com cegueira noturna precisa contar com cuidados especiais.

 

Conheça alguns equipamentos utilizados para cuidar da saúde do equino. Veja aqui.

Fonte: Portal da Educação

Áreas

Clínica e Saúde

Notícias

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.