Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Equinos - Babesiose

Uma doença causada por carrapatos, que carrega, por sua vez, o protozoário como agente causador. Esta é a Babesiose Equina, enfermidade bastante comum nos países de clima tropical, e que vem trazendo muitos prejuízos econômicos aos produtores.

Após a picada, os animais apresentam os primeiros sintomas dentro do prazo de entre 5 dias a um mês, como por exemplo a incoordenação motora, anemia, cansaço, depressão, olhos com secreções etc.

A doença, se não for devidamente tratada, pode evoluir e levar o animal ao óbito. Por outro lado, o animal pode portar a doença sem manifestar nenhum sinal aparente.

Porém, em situações de estresse, por conta de treinamentos, viagens, ou mudança de rotina, a doença passa a se manifestar de forma contundente, aproveitando-se da queda do sistema imunológico.

O tratamento consiste no uso de medicamentos para a eliminação do parasita (antiparasitários), juntamente com suplementação alimentar, por meio de vitaminas, e que vise à recuperação da força física do animal.

O melhor método de controle da doença está no controle do parasita, através de ações de manejo, como o uso de repelentes, inseticidas e higiene dos estábulos.

O médico veterinário deve realizar o diagnóstico da doença  através da observação dos sinais clínicos e exame de sangue. Confira.

Fonte: Ouro Fino Saúde Animal

Áreas

Clínica e Saúde

Parceiros

Pastagens

Produção

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.