Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Púrpura Hemorrágica Equina

A púrpura hemorrágica trata-se de uma enfermidade que consiste, basicamente, no desenvolvimento de edema no tecido subcutâneo e hemorragias em mucosas e vísceras.

Outros sinais da doença podem ser percebidos na face do animal, que apresenta inchaços, além de edemas em outras partes do corpo, bem como cólicas, quando a parede intestinal é afetada. São percebidos também, certa dificuldade para se alimentar e respirar, o que pode inclusive causar o óbito, em alguns casos.

A doença não é contagiosa e é um grande desafio para a medicina veterinária, que ainda não conseguiu, de fato, descobrir as reais causas.

Porém, sabe-se que animais com garrotilho, doença infecciosa que atinge principalmente os gânglios linfáticos, estão mais propensos a adquiri-la e a reação contra a vacina do garrotilho, também pode ser uma das teorias aceitáveis, de acordo com vários estudos.

O diagnóstico precoce é muito importante para a eficiência do tratamento, que pode variar, dependendo dos sinais.

A púrpura hemorrágica pode ser confirmada através da análise dos sinais clínicos, histórico do animal, além de exames como a biópsia.

Diagnosticar essa e outras enfermidades está cada vez mais difícil para a medicina veterinária, sendo que uma doença apresenta muitas vezes os mesmos sinais de outras. Por isso o profissional envolvido na área deve estar em uma busca incessante por conhecimento, ampliando cada vez mais as técnicas de diagnóstico e tratamento.

Seja você um profissional atualizado! Confira algumas dicas sobre a veterinária equina que podem fazer toda diferença no primeiro atendimento ao animal. Clique aqui.

Fonte: Informativo Equestre

Áreas

Clínica e Saúde

Doma

Notícias

Parceiros

Pastagens

Produção

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.