Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Abdome Agudo em Equinos

O Abdome Agudo, também conhecido como Cólica Equina, é talvez a doença mais comum entre estes animais e, ao mesmo tempo, a que causa maiores prejuízos econômicos e perda de desempenho de cavalos atletas. Estima-se que no Brasil esta doença atinja 7 em cada 10 animais, podendo variar quanto ao tipo, frequência e intensidade.

O problema pode estar relacionado a uma vasta gama de causas, dentre as quais podemos destacar: manejo alimentar equivocado, infecções no aparelho digestivo, vermes e parasitas, obstruções ou deslocamentos do estômago, etc.

Sendo assim, é preciso que os proprietários destes animais fiquem sempre de olho nos sinais clínicos mais comuns desta doença. Geralmente os equinos se tornam inquietos e passam a tentar cavar buracos no chão, ou a deitar-se e levantar-se com frequência, além de apresentar suor, barriga inchada, dentre outros.

O diagnóstico é obtido a através das informações sobre o histórico do animal, além de avaliações por meio da palpação transretal, aparelhos de imagem, como o ultrassom, dentre outros.

Já o tratamento deve ser ministrado de acordo com as causas, podendo variar em uma alimentação balanceada, fármacos anti-inflamatórios, lavagem gástrica, fluidoterapia e até mesmo, dependendo do caso, uma intervenção cirúrgica.

Fique por dentro de todos os detalhes e exigências para um diagnóstico do rápido e eficiente, garantindo assim um ótimo estado clínico do animal.Confira.

Fonte: J.A Saúde Animal

Áreas

Clínica e Saúde

Notícias

Parceiros

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.