Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Dermatofitoses em equinos podem ser evitadas com manejo correto

As dermatofitoses são doenças muito comuns nos equinos, ocorridas principalmente em regiões mais quentes e úmidas. Trata-se da incidência de micoses na pele, que podem desvalorizar o animal, por conta das falhas na pelagem, e se agravar caso não sejam devidamente tratadas.

Também conhecidas popularmente como “Tinhas”, estas doenças são causadas por fungos, mas não chegam a atingir camadas mais profundas do tecido cutâneo, permanecendo sempre na superfície da pele. No entanto, se encontrarem condições propícias, podem causar infecções.  

São transmitidas através do contato direto com outro animal, principalmente em ambientes lotados, ou por meio das camas, celas, dentre outros.

Os sinais mais comuns da doença são a queda do pelo em várias partes do corpo, irritação e manchas esbranquiçadas. Já o diagnóstico pode ser realizado através da observação direta do profissional ou por meio de exames de microscópio, com a análise da pele para a verificação da presença do fungo.

Grande parte dos animais acaba eliminando o microrganismo e se livrando da doença de forma natural, embora isso as vezes possa levar até mais de um ano. No entanto, é aconselhável o uso de antibióticos e banhos com shampoos especiais para o pelo.

A melhor forma de prevenção está na suplementação a base de vitamina D e A, além da permanência do animal ao sol após atividades físicas e, na medida do possível, evitar ambientes lotados e com animais de procedência desconhecida.

Essa enfermidade é de fácil resolução, mas conta com amplo conhecimento dos envolvidos.

Garanta um bom tratamento para o animal e não perca com sua desvalorização. Confira algumas dicas que podem fazer toda a diferença. Clique aqui.

Fonte: Revista Horse

Áreas

Clínica e Saúde

Curiosidades

Cursos

Notícias

Nutrição

Parceiros

Pastagens

Produção

Raças

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.