Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Você já ouviu falar na Síndrome do Cavalo Roncador?

Se logo após as atividades físicas o seu cavalo se mostrar ofegante demais e, o que é pior, emitir um chiado incomum durante a respiração, é preciso ficar atento! É muito provável que ele esteja com a Síndrome do Cavalo Roncador, enfermidade que atinge o sistema respiratório, especialmente a laringe, impedindo a passagem correta do ar.

Sendo assim, é muito importante que o animal seja submetido a um atendimento veterinário especializado, que irá detectar ou não a doença. Também conhecida tecnicamente como Neuropatia Laringeana, este é um problema que pode atingir animais de todas as raças e idades de todo o mundo.

As causas desta enfermidade, muitas vezes inexata, podem estar relacionadas a diferentes fatores, como o hereditário, pré-disposição ou relacionada a algum trauma, infecção ou intoxicações que atinge o nervo da laringe. Alguns teóricos apontam o excesso de exercícios como causa principal, já que a doença surge principalmente em cavalos atletas.

Outros sintomas, além do chiado, podem ocorrer, mesmo sem exercícios físicos, como tosses, engasgos, dificuldade de engolir, dentre outros. A doença pode se manifestar também sem sintomas, por isso é muito importante os exames periódicos.

A confirmação da doença pode ser realizada por exames clínicos detalhados, como endoscopia e palpação da laringe. Já o tratamento passa pela fusão de duas técnicas, que tem como objetivo facilitar a passagem do ar.

Há também a possibilidade de cirurgia, com bons resultados apresentados. Entretanto, animais que não desempenham muitas atividades físicas, podem de certo modo conviver naturalmente o resto da vida com a doença.

Médico veterinário venha se capacitar sobre o assunto e saiba quais procedimentos adotar diante dessa e outras enfermidades equinas. Confira.

Fonte: Equinocultura

Áreas

Clínica e Saúde

Curiosidades

Cursos

Destaque

Doma

Esporte equestre

Notícias

Nutrição

Parceiros

Pastagens

Produção

Raças

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.