Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Ceratomicose equina

A Ceratomicose é uma das afecções mais comuns ocasionadas nos olhos dos equinos e motivo de grande parte dos atendimentos clínicos relacionados a esta especialidade. 

Trata-se de uma doença que atinge principalmente a córnea, parte vulnerável e exposta a ação de agentes bacterianos e fungos, e que se não for devidamente tratada pode levar o animal à cegueira em pouco tempo.

Animais de todas as idades e raças, e de diferentes países, estão sujeitos à Ceratomicose, que pode ser potencializada quando há feridas ou traumas na região. Sua origem pode ter relação com medicação errônea para os olhos, conforme diversos estudos também já apontaram.

Os microrganismos encontram ambiência, principalmente, em regiões quentes e úmidas. Por isso a variação de incidência da doença quanto a localizações geográficas em que os animais fazem parte.

Os sinais da doença são evidentes, já que os olhos passam a se tornar esbranquiçados ou amarelados, na região da córnea, por meio da formação de uma camada gelatinosa, isso além das secreções.

O diagnóstico pode ser feito com observação médica além de exames laboratoriais com o raspado da córnea, ou seja, citológicos, de modo a comprovar a presença dos microrganismos. Já o tratamento consiste na utilização de fármacos potentes, por meio de colírios especiais.

Saiba mais sobre os equipamentos corretos para o diagnóstico e tratamento, e tenha sucesso em seus procedimentos. Confira.

Fonte: Scielo

Clínica e Saúde

Notícias

Parceiros

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.