Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Entenda a Miíase (bicheira) em equinos

Popularmente conhecida como “bicheira”, a Miíase é uma doença bastante comum no meio rural onde os equinos geralmente vivem. É responsável não somente por afetar os cavalos, mas também outros tipos de animais, como os bovinos, provocando feridas profundas, que se não forem devidamente tratadas podem se expandir, infeccionar, e causar até mesmo a morte do animal.

A causa está relacionada a atuação de um parasita, transmitido por moscas, cujas larvas se desenvolvem em  matérias orgânicas ou nos tecidos cutâneos necrosados dos animais ainda vivos, servindo como hospedeiros. Mesmo assim, algumas larvas podem atingir peles aparentemente saudáveis, embora não seja regra.

Nos potros, a contaminação pode ocorrer através do cordão umbilical, quando este não está totalmente curado e, portanto, exposto.  O mesmo pode ocorrer depois das castrações, principalmente quando realizadas sem os devidos métodos de higienização. As erupções dentárias também podem ser um dos motivos das lesões.

 Assim, com os ovos depositados próximos a “porta de entrada” do organismo do animal, as larvas eclodem e começam a atuar, deteriorando a região. O tratamento para as “bicheiras” consiste na aplicação de fármacos e pomadas no local, lavagem das feridas com água e sabão neutro, dentre outros procedimentos.

Já a prevenção passa pelos cuidados pós-cirúrgicos, cauterização dos umbigos dos neonatos, além de medidas que possam evitar a proliferação de moscas.

Para garantir um bom cuidado do animal é fundamental ter os equipamentos corretos para o tratamento. Confira.

Fonte: Vet Smart

Áreas

Clínica e Saúde

Notícias

Parceiros

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.