Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Seu cavalo foi picado por cobra?

Grandes partes dos equinos são criados soltos a campos e pastos, ambientes muitas vezes propícios para a presença de bichos peçonhentos como, por exemplo, as cobras, não é verdade?

Por causa disso, acidentes por conta de picadas são muitas vezes comuns. Sendo que estas situações podem causar sérios problemas se os procedimentos adequados não forem tomados.

Os locais mais atingidos normalmente são a boca e a cabeça, principalmente no momento da ingestão de alimentos, destacando também as patas.

As picadas causam inchaços no local e dor no animal, podendo haver também consequência mais graves, como problemas nos rins, coagulação dos vasos sanguíneos e distúrbios neurológicos, mas todos esses fatores estão relacionados a quantidade de veneno injetado no animal.

Nos países tropicais, as cobras mais comuns, responsáveis pela maioria destes ataques são a jararaca, cascavéis e cobra coral.

Ao perceber que o animal vem apresentando os sinais, como a dificuldade em abrir os olhos e urina escura, o proprietário deve ficar atento e observar a situação procurando indícios de possíveis picadas.

O primeiro atendimento deve contar com a imobilização do cavalo, para que o veneno não continue a circular pelo organismo. Em seguida, o profissional da medicina veterinária deverá aplicar o soro antiofídico.

Há ainda várias linhas de tratamento que podem ser seguidas. Estas são, enfim, apenas algumas recomendações básicas a serem tomadas diante desta situação bastante comum com cavalos que vivem em ambientes rurais.

Situações como essa são desagradáveis, não é mesmo? Como uma simples picada pode afetar o total desempenho do animal.

Por isso saber quais medidas adotar até a chegada do profissional veterinário pode ser o diferencial na sobrevivência e bem-estar do equino.

Então não perca tempo e venha ampliar seu conhecimento sobre o assunto. Confira aqui.

Fonte: TudoVet

Áreas

Clínica e Saúde

Curiosidades

Cursos

Destaque

Notícias

Parceiros

Pastagens

Raças

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.