Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Compreenda o ciclo de vida dos equinos

A história da humanidade e de seu desenvolvimento está diretamente relacionada ao cavalo, animal que desde os primórdios faz parte das grandes conquistas do homem, seja nas batalhas, invenções, aprimoramento da agricultura, transporte, esporte, dentre muitas outras atividades.

E naturalmente, o próprio homem também contribuiu para a perpetuação destes equinos, por meio de cuidados diversos, demonstrando a amigável relação entre os dois ao longo dos tempos. Assim, por meio dos estudos e avanços científicos, foi possível compreender melhor as fases de vida destes animais, que podem chegar, em média, até os 30 anos. 

Vamos então, de forma breve, tentar compreender cada etapa. Depois de 11 meses, estes animais já estão no mundo e próximo a mãe, aprendendo aos poucos a ficar de pé e a se movimenta. Chegam a mamar até os seis meses e atingem a capacidade reprodutiva com um ano de idade. Entretanto, costumam ser utilizados para a procriação somente depois dos 3 anos.

Estes animais, para serem utilizados para o esporte ou outras atividades que requer maior esforço físico, devem ter no mínimo 2 anos, já que a formação dos ossos não está totalmente concluída. Antes disso, há riscos envolvendo o sistema locomotor.

Já na meia idade, entre 5 e 10 anos, o animal está em sua plena formação, com todos os órgãos no ápice do desenvolvimento, sendo este período o de melhores resultados atléticos. Já na idade avançada as articulações, dentes, costumam apresentar algum grau de desgaste, sendo a possibilidade de doenças constantes.

Assim, independente da fase, é de grande importância que o animal conte sempre com a presença de um médico veterinário e seja submetido a exames periódicos, de modo que possa ter resguardada a sua qualidade de vida.

Além de todo o conhecimento do Médico Veterinário, contar com equipamentos que auxiliam no diagnóstico é fundamental. Confira.

Fonte: N1 Cavalos

Áreas

Notícias

Parceiros

Raças

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.