Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Erros no manejo nutricional de equinos podem afetar o desempenho e bem-estar

A criação equina no Brasil atingiu recentemente, de acordo com dados de entidades nacionais e internacionais, quase 6 milhões de animais voltados para diferentes finalidades, como práticas esportivas, lazer, trabalho, atividades militares, dentre outros.

Em termos de negócio, o setor movimentou somente em 2015 cerca de R$ 15 bilhões de reais, demonstrando a força deste segmento, que vem ocupando uma posição de destaque ao crescer em média 11% a cada ano.  

Parte destas conquistas e do desenvolvimento do setor está relacionada as boas práticas de manejo, cada vez mais sofisticadas, como por exemplo os cuidados com a alimentação, item determinante para o bom desenvolvimento e desempenho destes animais.

Por possuírem estômagos peculiares, os equinos necessitam contar com um fornecimento nutritivo balanceado, em quantidades dosadas e que devem ser administradas por um profissional especializado em nutrição veterinária. Sendo assim, quando há erros neste sentido, no caso com excesso alimentar ou fornecimento a mais de um determinado tipo de nutriente, a chance de cólicas, úlceras e outros problemas estomacais é grande.

Por outro lado, quando estes animais de estábulos recebem uma quantidade de alimentos inferior ao ideal, como apenas duas vezes ao dia, e sem os devidos nutrientes, isso pode causar muitos problemas. Porque a sensação de fome e deficiência nutricional está também relacionada ao estresse, mudanças metabólicas, doenças, atitudes compulsivas, dentre outras fatores que podem comprometer a qualidade de vida do animal.  

Não perca com o desempenho do animal! Aprenda a formular e balancear uma alimentação de forma adequada para equinos em diferentes sistemas. Confira.

Fonte: Informativo Equestre

Áreas

Notícias

Nutrição

Parceiros

Pastagens

Produção

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.