Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Alimentação correta dos cavalos

A alimentação do cavalo está diretamente relacionada ao seu desenvolvimento e desempenho. Deve ser realizada sob critérios e por profissionais conhecedores do assunto, jamais por improviso, sob pena de consequências como, por exemplo, as cólicas.

Primeiramente, é preciso levar em conta que o animal possui uma estrutura digestiva peculiar, preparada para receber pequenas dosagens de alimentos durante o dia, entre 4 e 5 vezes, e jamais ao contrário. O mesmo vale para a ingestão de água.

Para tirarmos essa prova, basta verificarmos os animais em seu estado natural, selvagem: passam todo o dia no pasto se alimentando e bebendo água, na maior parte das vezes. Embora esta questão seja de amplo conhecimento, existem ainda muitos criadores que, na ânsia de colher resultados, acabam se equivocando neste aspecto.

Outra questão importante está relacionada a diversificação nutricional, determinante para um animal de alto nível. Os hidratos de carbono, por exemplo, encontrados nos cereais, açúcares, dentre outros alimentos, são fundamentais, assim como os óleos e gorduras, em quantidades específicas, como fontes de energia.

Não podemos deixar de citar as fibras, encontradas na palha e feno, além das proteínas, muito importantes na prenhez, produção de leite, crescimento e recomposição dos músculos. Os animais tem ainda a necessidade de contar com minerais, como cálcio e fósforo, além das vitaminas, estas últimas mais encontradas nos alimentos verdes.

É crucial que a alimentação fornecida seja baseada no peso do animal, e não apenas na quantidade, além de levar em consideração os gastos energéticos e atividade desempenhada. Outra dica importante é jamais alterar bruscamente a alimentação, sob riscos de problemas digestivos, e nunca exigir esforço físico do animal logo após a refeição.  Estas são apenas algumas informações, básicas, sobre este item tão importante para a saúde e desempenho dos equinos. 

A alimentação é considerada um fator primordial para a qualidade de vida do equino, porém alguns fatores podem interferir quando mal aplicados. 

Saber formular as dietas e rações para equinos é essencial para se evitar algumas complicações. Confira.

Fonte: Mundo dos Animais

Áreas

Clínica e Saúde

Curiosidades

Cursos

Notícias

Nutrição

Parceiros

Pastagens

Produção

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.