Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

O que é crioterapia em equinos?

Os equinos, independente da atividade que exercem, seja esporte, lazer ou trabalho, e apesar de serem grandes e imponentes, podem estar sujeitos a sofrerem todos os tipos de acidentes.

Sendo assim, lesões, traumas, inflamações, inchaços, queimaduras de intensidades variadas, dentre outras, são algumas das situações mais recorrentes. Diante disso, é preciso que o animal conte com um atendimento rápido e eficiente de um profissional da medicina veterinária.

Ele deve estar apto para realizar um diagnóstico e recomendar a melhor linha de tratamento, que pode variar quanto a sua metodologia, sendo a Crioterapia uma das mais utilizadas e comprovadamente eficazes. Trata-se de um procedimento que utiliza o frio como aliado.

Durante estes procedimentos, que podem variar quanto à tecnologia e modo de aplicação, como as tradicionais bolsas de gelo, panos, água fria, bandagens, spray, imersão e até mesmo as formas mais sofisticadas, com nitrogênio líquido, ocorre a remoção do calor do corpo do animal, que passa a promover uma série de respostas analgésicas no local afetado.

Este tratamento, para ter resultados, deve ser realizado periodicamente, em tempos específicos, como no máximo 20 minutos, para a pele não queimar. Isso, sempre de forma monitorada e acompanhada por um especialista, até que ocorra uma melhora do quadro clínico do animal. Sessões de fisioterapia, uso de fármacos específicos, costumam ser adicionados geralmente a estes tratamentos, gerando excelentes resultados.

Em todo caso, prevenir é sempre melhor do que remediar.  Jamais exigir do animal mais do que ele pode suportar, ou seja, cargas extenuantes de treinamentos, além de evitar treinos em terrenos irregulares, por conta das torções, são apenas algumas das dezenas de dicas para preservar a integridade física do animal.

Falando em crioterapia, o primeiro passo para o sucesso é conhecer bem a técnica e ter equipamentos que facilite o diagnóstico. Saiba mais.

Fonte: Eletro Horse

Clínica e Saúde

Notícias

Parceiros

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.