Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Equoterapia: Vamos entender mais sobre essa terapia?

A utilização da Equoterapia vem crescendo consideravelmente no mundo como alternativa de tratamento utilizado principalmente por pessoas com deficiência e ou necessidades especiais. Trata-se de uma terapia revolucionária, com ganhos comprovados, em que o cavalo está no centro da abordagem, de modo a integrar esporte, saúde e educação. Mas qual o futuro dessa terapia? Embora seja um método que cresceu nos últimos anos, há registros históricos da utilização do cavalo em tratamentos clínicos que datam de 450 anos antes de Cristo.

Para quem é indicado o tratamento?

O tratamento é bastante indicado para pessoas com o quadro clínico relacionado a doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas ou musculares, dentre de distúrbios diversos, sendo possível trabalhar o relaxamento, concentração, força, coordenação motora, auto estima, equilíbrio psíquico, dentre outras questões, favorecendo o participante.

As sessões devem ser realizadas somente por profissionais capacitados, com formações muitas vezes diversificadas e mediante a autorização médica (psicólogo ou fisioterapeuta).

Muito importante ainda que o profissional ou a equipe designada a realizar tais sessões produzam relatórios técnicos periódicos, de modo que o acompanhamento seja registrado para que, posteriormente, haja uma comparação para medir o grau de evolução do participante.

Que a Equoterapia é um mercado em pleno desenvolvimento, você já sabe! Agora por que um Médico Veterinário deve participar dessa equipe Multidisciplinar? Você pode ler aqui!

Como deve ser o ambiente?

A questão da segurança deve também estar sempre no centro das atribuições, por meio do uso de equipamentos adequados, como selas, montarias, dentre outras, além da utilização de um animal calmo e com características adequadas a esta finalidade.

Importante que o local destes trabalhos seja de relativa calma, de preferência em ambientes rurais e/ou arborizados, de modo que o animal e o participante se sintam à vontade e em sintonia com a natureza.

Há uma série de questões éticas que envolvem a Equoterapia, sendo uma delas a preservação da imagem dos participantes. Compreender estas e outras diretrizes é essencial para o sucesso do profissional que pretende atuar nesta área.

E se você quer participar de uma equipe de equoterapia, deve ter os equipamentos de qualidade sempre. Confere aqui.

Fonte: Equoterapia

Áreas

Clínica e Saúde

Curiosidades

Doma

Esporte equestre

Notícias

Parceiros

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.