Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

A importância do exame andrológico na reprodução equina

A equideocultura é uma das atividades que mais crescem no Brasil e no mundo, isso sem dúvidas, não é mesmo? E nesse contexto encaixamos a importância do exame andrológico em equinos.

De acordo com dados fornecidos pela FAO, estamos entre os quatro países com maior número de animais, em um mercado mundial que movimenta mais de R$ 7 bilhões.

Desta forma, a reprodução ocupa um lugar de destaque neste cenário, na medida em que são demandados animais de alta qualidade, com valores genéticos diferenciados, capazes de gerar mais descendentes semelhantes, seja por monta natural ou inseminação artificial. E isso é um dos quesitos que mais interferem nos resultados econômicos dentro de uma propriedade.

O exame andrológico é de grande relevância, já que tem como objetivo justamente mediar a capacidade reprodutiva, ou seja, a fertilidade dos animais. Este exame que mensura a qualidade do sêmen, deve ser realizado sempre que for programada uma estação de monta, seja para verificar as condições dos animais maduros ou mais novos (puberdade).

É bastante utilizado antes da comercialização de animais e da coleta de sêmen para os processos de reprodução assistida, por meio do armazenamento do material genético.

Através desse recurso é possível saber as possíveis alterações no sistema genital do animal, de modo que o mesmo seja descartado para a monta e passe por um tratamento especializado.

Para que o exame seja de fato completo, é muito importante que o profissional esteja devidamente preparado para efetuar diversas etapas e levantamentos sobre o animal, como a idade, raça, peso, uma boa anamnese, além de se inteirar sobre o tipo de alimentação que animal vem consumindo, vida esportiva, possíveis doenças, dentre outras. Isso, juntamente com o procedimento de análise do sêmen, realizado em laboratório, o que revelará muito sobre o potencial reprodutivo do equino.

Saber avaliar a qualidade reprodutiva do animal é um dos prinipais pontos que irão garantir o sucesso no processo de reprodução e melhoramento genético.

Médico veterinário, você pode garantir o sucesso dessa técnica seguindo apenas alguns passos. Confira.

Ah! Não se esqueça de conferir: Inseminação em Éguas: a Biotecnologia do “Sucesso” e suas Vantagens (Aqui listamos 9 delas pra você).

Ótima leitura!!

Fonte: Informativo Equestre

Áreas

Clínica e Saúde

Curiosidades

Cursos

Destaque

Melhoramento genético

Notícias

Parceiros

Pastagens

Produção

Raças

Reprodução

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.