Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Saiba por que os dentes dos cavalos precisam de cuidados especializados

Os dentes dos cavalos devem estar na lista de prioridades de cuidados direcionados a estes animais. Isso porque as doenças dentárias podem trazer muitos transtornos e prejuízos econômicos.

Dentes dos cavalos mal cuidados podem gerar queda do desempenho dos mesmos ou que estejam desempenhando atividades físicas, por conta de dores, e comprometer a mastigação irregular, de modo a ocasionar má digestão e cólicas.

Problemas com os dentes dos cavalos

Estes problemas podem ainda ocasionar um menor aproveitamento dos nutrientes dos alimentos, de modo que vitaminas importantes deixem inclusive de serem absorvidas. Os dentes mal cuidados podem, inclusive, fazer com que o animal emagreça.

Os chamados dentes de lobo, que são dentes pequenos “a mais” dentro da arcada, podem ainda ferir as bochechas e causar infecções. Isso, além de atrapalhar o trabalho de condução destes animais por conta do contato com a embocadura, provocando ferimentos. Por isso, extraí-lo é fundamental.

Outra questão importante diz respeito a criação destes animais, que mudou significativamente nos últimos tempos, já que antes, eram criados em ambientes de pastoreio, os dentes eram desgastados naturalmente em virtude da força exercita pelo animal para arrancar o alimento do chão. Hoje em dia, devido a mudança para confinamento, com o alimentos prontos, este desgaste acabou se tornando uma função do dentista.

Exames logo nos primeiros anos de vida são também de grande importância, de modo a se detectar a tempo mudanças congênitas, principalmente na mandíbula, e a tempo de corrigi-las.

Estes são apenas alguns exemplos da importância dos cuidados periódicos com os dentes dos equinos e do que o desleixo neste sentido pode ocasionar.  A dica final, portanto, é realizar regularmente a consulta com profissionais especializados. Isso deve virar uma rotina, que certamente resultará em muitos benefícios.

Quer saber outras curiosidades. Confira as 7 curiosidades sobre os cavalos .

Fonte: Rancho São Miguel

Áreas

Clínica e Saúde

Destaque

Notícias

Parceiros

Pastagens

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.