Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Fique por dentro das principais situações emergenciais com cavalos

Equinos criados a campo ou até mesmo dentro de baias estão sujeitos a inúmeros incidentes, rotineiros e muitas vezes comuns.

Apesar da aparência imponente e forte, os equinos são animais sensíveis e sujeitos a sofrerem os mais variados tipos de acidentes ou crises.

E por mais cuidados que os proprietários tentem, você sempre vai ver alguém falando ou lamentando algum caso ou situação equivocada.

Principais causas das situações emergenciais com cavalos

Alguns problemas são mais comuns na rotina dos equinos e frequentes nos atendimentos veterinários.

- Traumas, lesões e afecções musculares: provenientes muitas vezes das atividades físicas desenvolvidas em excesso pelos animais, principalmente os animais competidores e atletas.

- Feridas e cortes: o trabalho a campo muitas vezes pode ocasionar no desgaste dos cascos e provocar feridas ou cortes indesejados de acordo com a superfície que o animal está presente. Outra questão seria o local onde o animal transita, que merece uma atenção em relação as cercas, arames e madeiras.

- Afecções nervosas: a rotina do animal tem ampla influência sobre o desenvolvimento neurológico, fator que deve ser levado muito em consideração para que o animal não desenvolva comportamentos estereotipados.

- Picadas de cobra: os acidentes ofídicos muitos comuns na rotina das enfermidades emergências equinas. Como é grande o número de animais peçonhentos nas pastagens é bom ligar o sinal de alerta em relação a esse problema.

Mais como proceder diante desses problemas? E se o veterinário demorar a chegar ou não estiver disponível naquele exato momento em que o fato ocorrer?

Isso você confere aqui: Processos de enfermagem com equinos

Saiba o que fazer em situações emergenciais

Ter conhecimento sobre algumas pequenas atitudes que podem ser tomadas, de forma a aliviar a dor ou, na medida do possível, amenizar o problema é essencial.

No caso de algum ferimento, trauma, picadas de cobra, o que são fatores mais comuns a campo, o proprietário ou criador do animal deve mantê-lo ao máximo parado (imobilizado), já que qualquer movimento pode piorar o quadro.

Nestes momentos é importante manter a calma, pois qualquer reação do proprietário ou pessoas ao redor, pode deixar o animal ainda mais nervoso. Se for possível, é importante leva-lo com cuidado até um local arejado, seco, com alimentação e água disponíveis.

Não é aconselhável, de forma alguma, que se utilizem medicamentos caseiros, sendo que muitos destes não têm efeito algum e nem embasamento cientifico sobre a eficácia e podem, inclusive, piorar o tratamento correto e a cicatrização.

Inciativas corretas podem fazer a diferença

As ações citadas acima são básicas e podem ser tomadas diante de algum acidente, sendo muito importante que a ministração de tratamentos e medicamentos seja feita apenas por profissionais da área veterinária.

Mas as dicas não param por aqui!

 Essas são simples maneiras de atuar, sendo que você pode se capacitar sobre o assunto, ampliando seu conhecimento e atuando com eficiência diante de alguns acidentes até a chegada do profissional da área.

Nada melhor do que saber agir com eficiência em situações como as citadas anteriormente, não é mesmo?

Por isso você não pode perder tempo e deve logo conferir: Primeiros socorros em equinos a campo

Vale a pena enriquecer seu conhecimento e saber agir. 

E se você quer ficar por dentro das mais diversas situações com equinos, basta clicar aqui.

Áreas

Clínica e Saúde

Cursos

Destaque

Doma

Notícias

Parceiros

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.