Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Dicas de como manter saudável uma pastagem para equinos

A pastagem para equinos continua sendo a forma mais barata e eficiente de alimentação. Por serem herbívoros, os cavalos costumam passar a maior parte do seu tempo pastejando. Então, a mastigação tanto de gramíneas como de leguminosas de boa qualidade é um ato prazeroso para a maioria desses animais.

Cuidar da pastagem para equinos é de grande importância. Pois, é dela que o animal tira seu alimento e energia para sua produtividade. Igualmente, o volumoso oferecido também deve ser de boa qualidade e adequado às exigências nutricionais.

Um questionamento muito comum entre os produtores e criadores é: Como manter saudável uma pastagem para equinos? Se essa também é sua dúvida continue lendo esse artigo que vamos te dar várias dicas!

Como conservar a pastagem para equinos?

Não adianta o animal ter uma boa genética se a pastagem não é adequada. Por isso, é fundamental que você conheça e entenda também sobre o assunto. Quer saber os sinais de que a pastagem não está ideal? Se há o surgimento de plantas daninhas, queda de fertilidade e áreas vazias sem gramínea, você precisa intervir o mais breve possível.

As principais causas da degradação são:

- Superlotação de animais;

- Uso excessivo do fogo;

- Ausência de adubação;

- Disponibilidade incorreta de água;

- Erros cometidos no controle de pragas.

Os resultados e o retorno financeiro que você espera pode ser conquistado por meio da preservação da pastagem para equino, veja algumas medidas:

Plantio correto: A escolha da semente de boa qualidade é crucial, mas plantá-las na época certa também é importante. Uma pastagem bem formada mantém o terreno coberto, protege o solo e evita perda de nutrientes.

Manejo das máquinas: Regule as máquinas e equipamentos para que a semeação seja realizada de forma correta. Assim, evita que as sementes sejam má distribuídas no solo.

Identificar os sinais de degradação: Ao perceber qualquer sinal de degradação, você deve realizar o diagnóstico da área comprometida para saber as causas e buscar soluções para resolução do problema.

Agora que você já aprendeu a manter saudável a pastagem para equinos, deve levar em consideração o tipo de capim ideal para seu rebanho. Aliás, é sobre isso que trataremos em seguida.

Qual o melhor capim para o cavalo?

Essa é uma pergunta difícil, porque a melhor pastagem para equinos é aquela que se adapta às condições climáticas da região na qual o animal se encontra. Além disso, um único capim não se adapta às diferentes intempéries. Por isso, sua escolha deve ser baseada em:

- Palatabilidade do animal;

- Teor de proteínas e fibras;

- Adaptação às condições geográficas da região.

Entre os principais tipos de capim mais indicados para equinos, podemos destacar o Massai, Tifton, Mombaça e o Llanero. Inegavelmente, todos têm grande aceitação pelos animais e bons valores nutritivos e de proteínas. O único fator determinante é a facilidade de manejo e plantio por mudas ou sementes.

Quer aprofundar seu conhecimento na área de conservação de pastagem?

A disponibilidade da água por meio da irrigação é fundamental para obter um bom resultado! Veja essa dica:

Irrigação: Tudo que você precisa está aqui!

Já para você, que almeja aprimorar seus conhecimentos na área de equinos, não pode ficar de fora:

Equinos: Aprenda o que você precisa na prática!

Fonte: Revista Agropecuária e Agroline

 

Destaque

Notícias

Nutrição

Parceiros

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.