30% de desconto em Cursos Online de Criação de Cavalos
Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Ração para éguas em lactação: Você sabe qual é a ideal?

Os produtores já entenderam que a alimentação é fundamental para o desenvolvimento do animal, e a ração para éguas em lactação não fica fora disto. Afinal, uma boa nutrição garante a saúde da égua recém parida e o desenvolvimento do potro.

Muitos ainda tem dúvida sobre como fornecer ração para éguas em lactação de forma correta e quais nutrientes necessários. Você também quer saber os nutrientes ideais para uma boa formulação? Então, leia esse artigo até o final!

Qual a ração para éguas em lactação ideal?

Essa é a fase com maior exigência nutricional, por isso a ração para éguas em lactação precisa além de manter o animal saudável, nutrir o potro e produzir um leite com maior valor alimentar. 

Quando os pastos são de baixa qualidade os animais emagrecem, e nesses casos é importante oferecer alguns complementos como a alfafa e rações que sejam ricas em:

  • Energia;
  • Proteínas;
  • Minerais.

Tais ações são fundamentais para equilibrar a alimentação dos animais. Mas, não adianta proporcionar uma boa ração para éguas em lactação, volumosos adequados e suplementação de qualidade e deixar de lado as boas práticas de manejo sanitário.

A importância da ração correta para éguas em lactação

Manter o escore corporal do animal é fundamental. Certamente, um animal magro não conseguirá manter suas necessidades nutricionais e consequentemente não produzirá um leite nutritivo. 

É importante ressaltar que a égua tende a perder peso após o parto. Assim sendo, é importante mantê-la em um escore corporal entre cinco e seis no último mês de prenhez. Entretanto, o animal não pode ficar obeso no terço final da gestação. Pois, pode prejudicar o crescimento fetal devido à ausência de espaço intrauterino.

A égua em lactação é a categoria animal da espécie equina que apresenta os maiores requerimentos em proteína, lisina, cálcio, fósforo e os demais minerais e a segunda categoria que mais precisa de energia para realizar suas funções. Ou seja, isso quer dizer que a ração para éguas em lactação deve ser muito rica e completa para que ela consiga fornecer um leite nutritivo e supra as exigências do potro em crescimento.

 Quer aprimorar seus conhecimentos sobre o mundo equestre? Trouxemos uma ótima dica. Já estão abertas as inscrições para o 15° curso de férias em equinos do CPT - Presenciais. Muito treinamento prático intensivo e conhecimento profundo na sua área de atuação. Assim, suas férias serão inesquecíveis. Clique no banner abaixo e confira mais informações!

Curso de férias em equinos

Destaque

Nutrição

Produção

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.