Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Ração para éguas em lactação: Você sabe qual é a ideal?

Os produtores já entenderam que a alimentação é fundamental para o desenvolvimento do animal, e a ração para éguas em lactação não fica fora disto. Afinal, uma boa nutrição garante a saúde da égua recém parida e o desenvolvimento do potro.

Muitos ainda tem dúvida sobre como fornecer ração para éguas em lactação de forma correta e quais nutrientes necessários. Você também quer saber os nutrientes ideais para uma boa formulação? Então, leia esse artigo até o final!

Qual a ração para éguas em lactação ideal?

Essa é a fase com maior exigência nutricional, por isso a ração para éguas em lactação precisa além de manter o animal saudável, nutrir o potro e produzir um leite com maior valor alimentar. 

Quando os pastos são de baixa qualidade os animais emagrecem, e nesses casos é importante oferecer alguns complementos como a alfafa e rações que sejam ricas em:

- Energia
- Proteínas
- Minerais

Tais ações são fundamentais para equilibrar a alimentação dos animais. Mas, não adianta proporcionar uma boa ração para éguas em lactação, volumosos adequados e suplementação de qualidade e deixar de lado as boas práticas de manejo sanitário.

A importância da ração correta para éguas em lactação

Manter o escore corporal do animal é fundamental. Certamente, um animal magro não conseguirá manter suas necessidades nutricionais e consequentemente não produzirá um leite nutritivo. 

É importante ressaltar que a égua tende a perder peso após o parto. Assim sendo, é importante mantê-la em um escore corporal entre cinco e seis no último mês de prenhez. Entretanto, o animal não pode ficar obeso no terço final da gestação. Pois, pode prejudicar o crescimento fetal devido à ausência de espaço intrauterino.

A égua em lactação é a categoria animal é o animal da espécie equina que apresenta os maiores requerimentos em proteína, lisina, cálcio, fósforo e os demais minerais e a segunda categoria que mais precisa de energia para realizar suas funções. Ou seja, isso quer dizer que a ração para éguas em lactação deve ser muito rica e completa para que ela consiga fornecer um leite nutritivo e supra as exigências do potro em crescimento.

Já a quantidade de concentrados à ser oferecida depende muito da qualidade da pastagem a ração consumida. Quer aprimorar seus conhecimentos sobre o mundo equestre? Veja essa dica de sucesso:

Equinos: Aprenda o que você precisa na prática!

Fonte: Por fora das pistas

 

Destaque

Nutrição

Produção

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.