Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Síndrome da exaustão equina: Você sabe o que é?

Síndrome da exaustão equina A síndrome da exaustão equina costuma ser desencadeada quando o animal é submetido a exercícios físicos contínuos, sob condições inapropriadas. A temperatura elevada, associada a umidade em excesso e o calor gerado na musculatura exercitada do cavalo, comprometem a termorregulação. E é ela a responsável por regular o equilíbrio orgânico do animal.

Com o desequilíbrio na temperatura, o animal passa a ter dificuldade em eliminar o calor durante a realização da atividade física.

A deficiência na termorregulação faz com que ocorra o aumento da temperatura corporal dos animais (hipertermia). Com isso, os efeitos são intensos sobre tecidos e órgão como:

  • Cérebro;

  • Coração;

  • Fígado;

  • Rins;

  • Pulmões;

  • Vasos sanguíneos;

  • Musculatura esquelética.

Você sabe como agir diante de uma situação emergencial como esta? Quer aprender mais sobre o assunto? Então acompanhe os próximos tópicos. Boa leitura!

Processo de termorregulação e principais sinais

Sabemos que a síndrome de exaustão equina está diretamente relacionada com o processo de termorregulação. Ele ocorre através de dois mecanismos principais, chamados de sudorese e ventilação. O primeiro é o mais importante, pois, é por meio do suor realizado pela pele que o processo de evaporação é estimulado.

Por meio da ventilação, acontece o processo de respiração que é composto pela inspiração e a expiração. Ao longo do primeiro processo parte do calor do corpo é transmitido da mucosa do trato respiratório superior para o ar. Assim, ao chegar nos alvéolos o ar é saturado com vapor de água.

Na expiração, parte desse calor volta para a mucosa e ocorre uma porcentagem de condensação da água. A diferença entre o calor transferido para o ar inspirado e o calor transferido de volta para as mucosas é o resultado da perda de calor pelo trato respiratório. Como vimos a deficiência na termorregulação causa a hipertermia e os animais afetados apresentam os seguintes sinais:

  • Stress;

  • Desidratação;

  • Fadiga intensa;

  • Elevação da frequência cardíaca e respiratória.

Como proceder em casos de síndrome de desidratação equina?

O ideal é que os animais acometidos pela síndrome de desidratação equina recebam pequenas doses de água fresca, em intervalos frequentes. Os animais podem receber alimento palatável e precisam ser observados até se recuperarem completamente.

Outro cuidado significativo é evitar que os cavalos sejam transportados nas 12 a 24 horas subsequentes. Isso, porque a alta atividade muscular está associada ao transporte prolongado. O que aumenta os riscos do desenvolvimento de problemas pós-exaustão, isso inclui afecções musculares severas, laminite e falência renal. 

Cuidados preventivos

Realizar a preparação adequada dos animais antes das atividade físicas e durante as competições é uma boa medida para reduzir os riscos de acometimento da síndrome da exaustão equina. Além disso, é muito importante que antes das competições seja levado em consideração os efeitos das condições climáticas. O que inclui a umidade relativa do ar e a temperatura ambiente durante o evento.

Viu só como é muito fundamental conhecer diferentes emergências relacionadas aos equinos? Assim, você é capaz de fornecer os primeiros cuidados até que o médico veterinário chegue. Se você atua no mundo equestre e quer aprender na prática sobre outras situações que exigem decisões rápidas, temos uma ótima dica.

No curso de primeiros socorros em equinos do nosso parceiro CPT Cursos Presenciais, você irá aprender a avaliar os principais problemas com cavalos. Reconhecer os principais sinais e sintomas das doenças e tomar a decisão certa. Veja o que dizem os alunos que já fizeram o curso:

     

Artigos

Clínica e Saúde

Curiosidades

Destaque

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.