Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Irregularidades de aprumos em equinos: é possível corrigi-las?

Aprumos são considerados um dos mais importantes itens de valorização dos cavalos de alto padrão. A postura do animal traz informações a respeito da distância dos membros em relação ao solo. O ideal é que o peso do cavalo esteja muito bem distribuído ao longo do corpo. As irregularidades nos aprumos, provocam ruína prematura nos pés do animal, prejudicando o andamento e a resistência física do mesmo.

Neste quesito, é comum ver preocupação maior por parte de proprietários de animais de níveis elevados e destinados a competições. Porém, o aprumo é de grande importância para a saúde de todas as categorias. Animais que possuem medidas erradas podem desenvolver problemas como a claudicação e dificuldades para realizar a locomoção.

Os aprumos estão relacionados com a angulação dos eixos ósseos e articulares dos membros dos equinos em relação ao seu corpo e ao solo. Quanto mais aprumados estiverem, melhor irão desempenhar as suas atividades.

Sabendo disso, trouxemos este super artigo com informações importantes sobre as causas do problema e a melhor maneira de corrigi-lo. Boa leitura!

O que causa os defeitos de aprumos?

Já tem muito tempo que os cavalos estão presentes em diversas propriedades, seja para o trabalho do dia a dia ou prática de esportes. Junto com o crescimento populacional destes animais vieram as patologias do sistema locomotor. As alterações nos aprumos possuem origens variadas, que podem atuar de forma independente ou integrada. As causas mais frequentes são:

Deficiência nutricional do feto: Em alguns haras é comum observar a má nutrição das éguas gestantes. Principalmente durante o terço final do período gestacional. Acontece que a nutrição influencia diretamente na formação dos ossos e cartilagem.

Casqueamento mal conduzido: Os cascos crescem constantemente e precisam de atenção constante. Porém, nem sempre o proprietário realiza a manutenção com a regularidade necessária. Além disso, quando praticado de forma incorreta, pode levar ao desbalanceamento médio-lateral ou ântero-posterior.

Esforço físico em excesso: Muitos proprietários e treinadores acabam excedendo a capacidade física dos animais jovens na ânsia de alcançar maior desenvolvimento da musculatura. Porém, a musculatura destes animais ainda não atingiu a maturidade.

Terrenos inadequados: As instalações em que os animais vivem exercem influência direta no bem-estar e desempenho dos mesmos. Então, os pisos precisam ser confortáveis para as pernas do animal, evitando que ocorram distensões nos pés e tendões. E mais, pisos de areia fofa devem ser evitados.

Forma de avaliar o animal

Para iniciar a avaliação, o animal precisa estar posicionado de forma que as quatro extremidades estejam apoiadas sobre o solo. Três diferentes posições são observadas:

  • Cranial;

  • Lateral;

  • Caudal.

Para cada uma das posições citadas serão traçadas e avaliadas diferentes linhas no sentido do corpo do animal.

É possível corrigir os defeitos de aprumos?

Boa parte dos animais que são submetidos a tratamentos para corrigir defeitos dos aprumos costumam apresentar respostas positivas. Porém, é fundamental que o profissional possua experiência e saiba optar pelo tratamento mais adequado para cada caso. Situações em que o defeito atinge diretamente as quartelas, podem causar problemas mais graves como afecções nos boletos, tendões e ligamentos.

Sobre o diagnóstico

Independente da articulação ou membro afetado, as alterações de aprumos em equinos podem ser diagnosticada por meio do exame clínico visual. Além disso, os exames  por imagem, como os radiográficos são importantes aliados do médico veterinário. Pois, auxilia na identificação da causa exata da deformidade.

Você está preparado para lidar com diversas situações do mundo equestre? Para finalizar bem este artigos trouxemos uma super dicas. No curso de primeiros socorros em equinos do nosso parceiro CPT - Presenciais você vai aprender a avaliar os problemas com cavalos. E o mais importante, na prática e com total atenção dos professores especialistas no assunto.

Não perca tempo, clique no banner abaixo e confira mais informações!


Fonte: Saúde animal

Artigos

Clínica e Saúde

Destaque

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.