Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Doenças ortopédicas do desenvolvimento (DOD)

Doenças ortopédicas de desenvolvimentoAs doenças ortopédicas do desenvolvimento - DOD`s são alterações que ocorrem durante o crescimento e desenvolvimento ósseo dos potros. O distúrbio pode ter diferentes origens, incluindo processos degenerativos induzidos ou mesmo traumatismos.

É grande a preocupação dos criadores, pois a incidência de casos é alta, e o problema pode causar sérios prejuízos para o desempenho dos cavalos atletas. 

Sem dúvidas, os erros na nutrição têm relação expressiva com as DOD`s. Aliás, é considerado por muitos como o principal vilão. Mas, existem outros fatores que contribuem para o acometimento. São eles: 

 

  • Hipotireoidismo;

  • Fatores genéticos;

  • Ocorrência de traumas;

  • Exercícios físicos inadequados. 

Se você quer saber mais a fundo sobre a influência de cada um destes fatores, é só acompanhar este artigo até o final. Boa leitura! 

Nutrição

Que a alimentação é fator decisivo para o sucesso de qualquer criação, não é novidade. Acontece que, no caso das doenças ortopédicas do desenvolvimento, os erros nutricionais são o principal vilão. Por isso, é preciso fornecer o que realmente é importante para o equino, assim, eles serão capazes de expressar melhor o seu desempenho e potencial genético. 

Dietas com excesso de energia podem provocam aceleração na taxa de crescimento dos animais. Como consequência, o processo de diferenciação celular da cartilagem torna-se insuficiente, causando falha na ossificação endocondral. Outro ponto negativo, é que a aceleração do crescimento interfere na formação dos tecidos moles, fazendo com que os mesmos não acompanhem os ossos. 

Dentro de um manejo nutricional adequado, é importante iniciar o fornecimento de ração para os potros no período certo. Antes da idade adequada, os animais podem ter um aumento acentuado no peso e crescimento incompatível. Dietas muito ricas em fósforo, inviabilizam do cálcio pelo organismo, provocando uma deficiência. O cálcio é fundamental para o processo de ossificação, a sua escassez gera uma predisposição para as DOD´s. 

Fatores genéticos 

De maneira geral, os fatores hereditários também estão relacionados com o surgimento das doenças ortopédicas de desenvolvimento em potros. Animais pertencentes às raças de maior porte são mais predispostos a contrair esta patologia. Outros aspectos relevantes são: 

  • Tipo corpóreo;

  • Massa corporal;

  • Estrutura óssea;

  • Problemas de conformação. 

Manejo adequado

O sucesso no desenvolvimento do rebanho depende de um conjunto de fatores, e a prevenção das DOD´s também. É preciso ter cuidado especial com o manejo dos potros, antes dos 10 meses de idade não é recomendada a prática do trabalho. Além disso, as instalações precisam ser bem  planejadas, pois ajudam a prevenir os problemas ortopédicos. Viu como as doenças ortopédicas de desenvolvimento podem ser prevenidas por meio de cuidados simples? 

Você sabe agir em situações de emergência com o seu rebanho? Clique no banner abaixo e confira esta super dica! 

Fonte: Cavalus  e Shop Veterinário 

 

Áreas

Artigos

Clínica e Saúde

Curiosidades

Destaque

Notícias

Nutrição

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.