Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Aerofagia em equinos - Comportamento estereotipado do animal!

aerofagia em equinosConsiderada como uma patologia de comportamento estereotipado, a aerofagia em equinos está relacionada à deglutição exagerada de ar. Na maioria das vezes é causada pelo estresse decorrente do tempo excessivo de confinamento. Além disso, ocorre com maior frequência em cavalos de cocheiras. Acontece quando o animal suga e engole o ar, que acaba sendo levado até o trato digestivo. 

Os motivos desse tipo de comportamento são atribuídos a erros cometidos durante o manejos, falta de atividade física, isolamento e ansiedade dos animais confinados em baias. E mais, o hábito de engolir ar pode ser identificado em animais jovens, que observam o comportamento dos portadores do vício. Em especial o comportamento das mães. 

Leia este artigo até o final e entenda melhor sobre o assunto! 

Sinais característicos 

Na aerogagia em equinos ocorre a abertura da faringe pela contração da musculatura do pescoço. O resultado é um afluxo de ar para dentro do esôfago que a médio prazo tem as seguintes consequências:

  • Queda na ingestão de alimentos;

  • Desgaste irregular dos dentes;

  • Hipertrofia da musculatura do pescoço;

  • Úlceras estomacais;

  • Perda de peso;

  • Gastrite;

  • Cólicas

Como amenizar o problema?

Existem algumas ações que ajudam a amenizar a aerofagia em equinos, para aqueles que já apresentam o problema, é preciso haver uma mudança de hábitos. Melhorar o tempo de liberdade, número de refeições, volume de pastagem e opção de distração. Os equinos são animais sociais, e precisam de espaço para interagir entre si e com outros animais.

Vale ressaltar que o manejo incorreto é o principal causador da aerofagia, interferindo nas necessidades naturais do cavalo. O bem-estar animal é fundamental e algumas características devem ser observadas diariamente. Cavalos indispostos, costumam interagir pouco com as pessoas, além de não comer e beber adequadamente.

Apesar de existirem muitas pesquisas sobre o assunto, ainda não existe cura para aerofagia em equinos. Há casos em que são feitas cirurgias, uso de coleiras e medicamentos. Porém, não há confirmação de cura, o que reforça ainda mais a necessidade dos cuidados preventivos. 

Primeiros socorros em equinos 

Como vimos a aerofagia em equinos  gera diversas consequências negativas, uma delas são as cólicas. Diante de situações emergenciais como está é preciso fornecer atendimento rápido até que o médico veterinário chegue. Caso contrário, a falta de conhecimento pode levar a perda do animal. Não deixe de conferir a super dica que trouxemos aqui embaixo! 

 


 

Fonte: Comportamento equino e Etologia Clínica Equina

 

Áreas

Clínica e Saúde

Curiosidades

Destaque

Notícias

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.