30% de desconto em Cursos Online de Criação de Cavalos
Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Picada de cobra em cavalo: O que fazer nesses casos?

picada de cobra em cavaloAcidentes com picada de cobra em cavalos são extremamente comuns, principalmente em equinos que são criados soltos a campo e pastos, ambientes que muitas vezes propiciam a presença de bichos. Este tipo de situações podem causar sérios problemas ou até levar o animal ao óbito se os procedimentos adequados não forem tomados.

A picada de cobra em cavalos acontece, geralmente, em locais próximos à cabeça como o lábio ou pescoço. Isto, porque o animal abaixa a cabeça para tentar reconhecer o animal estranho. Mas, o local da picada ainda pode acontecer também nas patas e tórax.

Você precisa ficar atento aos sinais, pois o local pode apresentar algumas alterações. Quer saber quais são? Confira no próximo tópico!

Sinais da picada de cobra em cavalos

Em resumo, o local da picada pode apresentar uma ou várias perfurações com:

  • Inchaço;

  • Hematoma;

  • Sangramento;

  • Urina escura;

  • Dificuldade em abrir os olhos.

Além de dor aguda no animal as picadas ainda podem trazer consequência mais graves, como problemas nos rins, coagulação dos vasos sanguíneos e distúrbios neurológicos. Porém, todos esses fatores estão relacionados a quantidade de veneno que foi injetado no animal.

Espécies venenosas mais comuns e os sinais de suas picadas 

Aqui no Brasil, a espécies de cobra mais comuns envolvidas neste tipo de acidentes são as cascavéis, surucucus, corais e jararacas (responsáveis por cerca de 80% das picadas) com uma ação hemorrágica e coagulante. O efeito da picada de serpente depende do seu tamanho e espécie, do tamanho do animal picado, da localização e da dose de veneno inoculada. Existem diversas consequências severas que podem ocorrer com os animais, como por exemplo, choque. Vamos citar abaixo as espécies mais comuns de cobras e os respectivos sinais de suas picadas:

  • Jararaca – local da picada com inchaço, dor e hemorragia em até 3 horas;
  • Surucucu – sinais semelhantes da cobra jararaca, inchaço e hemorragia;
  • Cascavel – dificuldade de abrir os olhos, visão turva, dor muscular, urina avermelhada que se torna escura com a insuficiência dos rins após 6 a 12 horas;
  • Coral – dificuldade de abrir os olhos, dificuldade de engolir, falta de ar com insuficiência respiratória.

A picada de cobra em cavalos pode acarretar sérios problemas se os procedimentos adequados não forem tomados. Quer saber quais são? Veja em seguida.

O devo fazer se o cavalo for picado por uma cobra?

Nesses casos, os primeiros socorros são muito importante e devem contar com a imobilização do cavalo, para que o veneno não continue circulando pelo seu organismo. É importante não tomar medidas como cobrir a ferida com emplastros caseiros, urinar no local ou tentar sugar o veneno. Tais ações, podem piorar o quadro do animal e infeccionar a ferida.

A efeito do tratamento após a picada compreende na aplicação precoce, em dose adequada de soro antiofídico por via intravenosa. Fluidoterapia também é fundamental para o animal, garantindo a hidratação adequada, melhorando a perfusão renal, e fornecendo suporte cardiovascular. Alguns animais podem desenvolver anemia devido à coagulopatia e diátese hemorrágica, sendo preciso realizar transfusão sanguínea.

Até a chegada do médico veterinário, que será o responsável por aplicar o soro antiofídico no animal, você deve apenas manter o cavalo calmo e imobilizado. 

Viu só como saber quais medidas adotar até a chegada do profissional veterinário pode ser o diferencial na sobrevivência e bem-estar do equino? CLIQUE AQUI e aprenda como ajudar o veterinário a salvar seu animal!

 

Fonte: Vida no campo

Clínica e Saúde

Destaque

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.