Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Aprenda a definir a idade dos cavalos pelos dentes

idade dos cavalos pelos dentesVocê sabe identificar a idade dos cavalos pelos dentes? Saber identificar a idade de um animal é de extrema importância para quem lida com os mesmos e para Médicos Veterinários, principalmente em equinos que não apresentam registro e têm um vasto mercado, além de serem animais sensíveis, com uma dieta específica para cada fase da sua vida.

A técnica mais utilizada é pela avaliação da arcada dentária, apesar de haver outras como pela observação de pelos brancos pelo seu corpo oriundos da velhice ou através de exames como Raios X, que facilitam a visualização.

Para utilizar a técnica de reconhecimento de arcadas dentárias, é necessário o conhecimento das especificações de numeração de dentes em cada animal, tendo que machos adultos apresentam 40 dentes, enquanto fêmeas adultas apresentam apenas 36, devido à ausência, na maioria dos casos, dos caninos, e os potros, que independente do sexo, apresentam 24 dentes em uma arcada completa.

Outras observações a serem feitas, após a definição do tipo de animal em questão, são as transformações que acontecem no decorrer da vida do animal. Para isso é necessário um conhecimento prévio do cronograma dessas transformações e sabê-las identificar, não as confundindo com desgastes por rangeduras ou uma alimentação mais firme. Continue lendo esse artigo e saica como realizar essa técnica.

Principais estruturas dos dentes do cavalo

Cada dente compõem-se de duas partes visíveis internamente e externamente, a parte interna é chamada de raiz ou raízes, e a parte externa é a coroa. A zona estreita de separação entre a coroa e a raiz é chamada de colo do dente. A cavidade pulpar fica no interior do dente, onde a sua forma se assemelha com a do dente, e que nas raízes terminam com um orifício chamado de foramen apical ou apex, que é por onde os vasos e os nervos passam.

Os principais constituintes do dente são o esmalte, a dentina e a polpa. O esmalte é um componente mineralizado, caracterizado por formar uma camada fina sobre o dente. A dentina também considerado um componente mineralizado e é encontrada sob o esmalte, constituindo a maior parte do dente. A polpa fica na cavidade pulpar. 

O conjunto de estruturas que são responsáveis pela fixação dos dentes é chamado de periodonto. Esse conjunto inclui o cemento, o ligamento periodontal e o osso alveolar. 

Como identificar a idade dos cavalos pelos dentes?

A identificação da idade dos cavalos pelos dentes é feito, principalmente pela observação da transformação dos dentes incisivos, levando em consideração: 

(i) arcada inferior - a erupção dos dentes temporários e permanentes, o seu desenvolvimento até ser atingido o nível da arcada e, em seguida, as modificações da superfície oclusal ou mesa dentária por cauda do desgaste, no que diz respeito à cavidade dentária externa e ao esmalte central, à estrela dentária e à forma da mesa dentária; 

(ii) nos cantos superiores - a apreciação da formação da cauda de andorinha e do sulco de Galvayne; 

(iii) o perfil do ângulo de oclusão das duas arcadas. 

Os dois dentes do meio são chamados de pinças. Seguindo para fora, há os médios e os cantos, que são os incisivos na frente da barra. 

Estas transformações são separadas em sete fases para facilitar a tarefa:

Fase 1 

Nascimento dos dentes de leite:

  • Até 7 dias de vida - Nascem os pinças (dentes incisivos da frente); 

  • Até 30 dias de vida - Nascem os médios (dentes incisivos seguintes aos pinças);

  • Até 6 meses de vida - Nascem os cantos (incisivos mais das pontas).

Fase 2

Rasamento dos dentes de leite: 

  • 1 ano - Rasam os pinças ao ano;

  • 1,5 anos - Rasam o médios ao ano e meio;

  • 2 anos - Rasam os cantos aos dois anos.

Fase 3

Troca de dentes de leite por permanentes: 

  • Os pinças começam a trocar aos 2,5 anos e acabam de crescer aos 3 anos;

  • Os médios iniciam aos 3,5 anos e meio e acabam de crescer aos 4 anos;

  • Os cantos começam aos 4,5 anos e acabam de crescer aos cinco anos.

Os dentes caninos nos machos, entre os cinco e os seis anos.

Fase 4

Rasamento dos dentes definitivos:

  • 6 anos - começam a rasar as pinças; 

  • 7 anos - os médios começam a rasar; 

  • 8 anos- começam a rasar os cantos.

Fase 5

Nivelamento dos dentes definitivos - neste período os incisivos que antes eram retos na parte de fora e redondos na parte interior, começam a ficar arredondados, por causa do desgaste:

  • 9 anos - pinças começam a arredondar; 

  • 10 anos- os médios; 

  • Entre 11 e 12 anos- os cantos.

Fase 6

Triângulação - com o contínuo desgaste do dente, se inicia a triangulação, onde os dentes ficam em forma de triângulo, como o bico virado para dentro:

  • 13 e 14 anos - pinças; 

  • 15 anos - médios;

  • 16 a 17 anos - cantos.

Fase 7

Biangulação - neste período o ângulo entre os incisivos do maxilar superior e inferior começa a agudizar:

  • 18 anos - pinças; 

  • 19 anos - médios; 

  • 21 anos - cantos.

Além dessas transformações listadas, uma muito importante também é pela aparição da "cauda de andorinha", um crescimento aumentado deixando as mesas dentárias dos cantos superiores sem sobreposição da arcada inferior, que aparece em torno dos sete anos de idade. 

Sobretudo, a Odontologia Equina é uma importante área da prática clínica que está em ascensão e traz muitos benefícios para equideocultura. Isso, porque influencia no bem-estar-animal e melhora o desempenho dos cavalo em diversas áreas. 

Quer se capacitar nessa área e aprender os principais cuidados que devemos ter no dente dos cavalo? Então, clique no banner abaixo e aprenda de forma prática e objetiva a examinar, diagnosticar e tratar as doenças dentárias, que são as desordens orais mais comuns nos equídeos.

Fonte: Mundo dos animais

Veja outras publicações da Escola do Cavalo:

Saúde começa pela boca: Odontologia equina!

Dente de lobo: O que é e como tratar?

 

Clínica e Saúde

Destaque

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.