II Profissão Veterinária
Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Resenha Equina: entenda o que é e sua importância

Para quem trabalha com cavalos, reconhecer as particularidades de cada animal é muito importante. Seja para competições, eventos, transporte ou vendas, cada cavalo é único. Por isso, para que o animal seja registrado de forma correta, existe a resenha equina.

A resenha é o documento utilizado por técnicos, veterinários e organizadores de competições e eventos para reconhecer os cavalos. Nela constam informações gerais e específicas do animal, como nome e pelagem até a descrição de manchas e cicatrizes.

Na resenha de equinos também são encontradas informações como data de nascimento (ou idade estimada), medidas e descrições do animal além de dados como número de microchip (caso o animal seja microchipado). Assim, através da resenha, é possível a identificação de particularidades de cada animal

Para que esse documento tenha todos os detalhes relevantes apresentados de forma correta, ele deve levar em conta alguns fatores. No preenchimento da resenha é preciso saber a nomenclatura zootécnica correta, bem como conhecer os planos anatômicos e a nomenclatura das regiões da cabeça do animal. 

Outro ponto importante sobre a resenha é que ela deve ser preenchida por um veterinário. Porém, como é um documento de identificação do animal, ela acaba funcionando como um RG para cada cavalo. Ou seja, criadores, técnicos, auxiliares, responsáveis pelo transporte, enfim, todo o pessoal responsável pelos cuidados dos equinos terão contato com ela em algum momento.

Por isso uma resenha bem feita é fundamental. Assim, vamos te apresentar agora o que é e do que é composta uma boa resenha de equinos, bem como sua importância para criadores.

O que é a Resenha Equina

Como dissemos, a resenha é o documento de identificação do animal. Nela é possível encontrar informações descritivas do animal, além de uma representação gráfica dos padrões da pelagem e sinais do corpo de cada cavalo.

Uma resenha equina bem detalhada contém informações gerais, como nome do animal, nome dos pais e idade, e informações específicas, como padrão de pelagem e manchas. 

Separamos, a seguir, algumas informações fundamentais que devem estar presentes em toda resenha.  

Idade

Na resenha de equinos é importante conter a idade do animal. Caso o animal não possua documentação com a data certa de seu nascimento, o veterinário responsável deve fazer a estimativa da idade. Isso pode ser realizado com uma análise da arcada dentária do cavalo.

Sexo

Como parte importante da resenha equina temos a informação sobre o sexo do animal. No documento final deve estar especificado se se trata de uma égua, um macho castrado ou de um garanhão.

Altura

Para garantir a qualidade da sua resenha é importante que a altura do animal seja medida de forma correta. Assim, a medição deve ser feita com o auxílio de um hipômetro a partir da região localizada entre os ossos do ombro e a base do pescoço dos animais. O resultado deve ser preenchido em centímetros. 

Pelagem

Uma das principais informações de uma resenha equina é a pelagem do animal. Ela é formada pela pele, pelos do corpo, crina e cauda, que são responsáveis por determinar a cor do cavalo. 

Porém, a determinação da pelagem leva em conta algumas condições do animal que podem afetar a coloração do pelo. São elas:

  • Idade: os pelos sofrem alterações de cor durante os primeiros anos do animal. Assim é preciso esperar para fazer de forma correta e mais precisa a avaliação da pelagem. Somente a partir dos dois anos é possível fazer o registro definitivo da pelagem do cavalo;

  • Sexo: quando se trata do brilho dos pelos, garanhões tendem a ter um pelo mais brilhante que machos castrados;

  • Exposição à luz: animais que passam longos períodos do dia expostos à luz solar, tendem a ter um pelo mais desbotado;

  • Clima: o clima é um fator que afeta os pelos do animais. Em épocas de calor, a pelagem tende a estar mais lisa e brilhante, enquanto no frio a umidade deixa os pelos mais longos e desbotados;

  • Alimentação: o tipo de nutrição que o animal recebe também influência em sua pelagem. Para que ele possua pêlos mais sedosos e brilhantes é importante uma nutrição balanceada;

  • Saúde: evidentemente, a saúde do animal é um indicador que afeta sua pelagem. Animais saudáveis apresentam pêlos sedosos e brilhantes que acentuam sua coloração.

Além desses pontos a se ter atenção no momento de especificar a pelagem na resenha, é preciso estar atento a outros pontos. Os diversos tipos de pelagens podem ser agrupados das mais diferentes formas, mas, essencialmente, elas estão agrupadas em quatro grandes grupos:

  • Pelagens simples e uniformes: quando o animal apresenta os pelos do corpo de uma só cor. Podem existir variações na tonalidade, mas as extremidades do animal nunca são pretas;

  • Pelagens simples com crinas e extremidades escuras: o animal apresenta os pelos do corpo de uma só cor porém com a crina, cauda e extremidades pretas;

  • Pelagens compostas: quando o animal apresenta interpolação de pelos de duas ou três cores diferentes;

  • Pelagens conjugadas: neste caso, os animais apresentam pelos brancos como base de pelagens escuras formando malhas ou pintas.

Existe em torno de 76 pelagens de equídeos diferentes, sendo as principais: a cremelo, preta, alazã, castanha, pelo de rato, ruão, baia, tordilha, apalosa, overo, tobiano, toveira, rosilha, lobuna, pampa e persa. Porém cada uma dessas pelagens podem apresentar variações.

É possível encontrar nas associações manuais para identificação das pelagens bem como de suas variações. para registrar de forma correta o animal.     

Marcas Características

As marcas características de cada animal são o grande diferencial de uma boa resenha. É através delas que será possível diferenciar, por exemplo, dois machos castrados de pelagem alazã. 

Nesse momento, busca-se identificar todas as características externas do animal. É nesse momento inclusive que é preenchida, além da descrição escrita, a representação gráfica dos traços do cavalo.

As principais características que devem ser buscadas no momento de preencher a resenha são:

  • Remoinhos: é um ponto central que indica conversão o divergência de pelos no corpo do animal, ocorrendo mudança de direção. Existem alguns pontos preferenciais onde eles costumam estar presentes no animal, como cabeça, garganta, pescoço, ventre e garupa. Em uma resenha, os remoinhos são representados por um ‘X’.

  • Espigas: espigas são quando os pelos do animal formam um alongamento a partir do remoinho. Existem algumas variações de nomenclaturas dependendo da região onde ocorre a espiga, mas todas são representadas com um traço na direção da espiga a partir do ‘X’ do remoinho base.

  • Leque/Gargantilhado: esses ocorrem quando o remoinho ocupa uma grande área da garganta do animal.

  • Marcas brancas: as marcas brancas podem aparecer das mais diversas formas nos equinos. Assim, para uma resenha equina precisa as manchas além de descritas devem ser representadas o mais próximo possível de sua forma no animal. No geral elas podem ser regulares ou irregulares, mescladas (totalmente ou só nos bordos) e despigmentadas (ladres).

Esses são os tópicos básicos para se ter atenção no momento de compreender ou preencher uma resenha equina. Para cada um desses tópicos existem alguns aprofundamentos que podem ser colocados pelo veterinário responsável no momento do preenchimento. Como as grandes variações das manchas, tonalidades de casco, cicatrizes, deformidades musculares, enfim, características que identificam aquele animal. 

A importância da Resenha Equina

Para encerrar, vamos ressaltar a importância que a resenha de equinos tem para esse mercado. 

Como documento de identificação do animal, a resenha equina é fundamental para algumas operações básicas. Desde inscrições nos mais diversos tipos de competições e eventos, transporte e venda, a resenha equina é fundamental para que exista a comprovação da identificação do animal.

Além disso, para registro em associações diversas é preciso a resenha para o reconhecimento de algumas raças e suas variações.   

Por fim é importante pontuar que, para ter valor de documento, a resenha precisa ser preenchida por um médico veterinário. Contudo, como apontamos no início desse artigo, saber interpretar a resenha equina é fundamental para todos que trabalham com cavalos.

Assim, quer aprender mais sobre resenha, avaliação de pelagem e dentição? Conheça o Curso Profissionalizante Online para Criador de Cavalos!

Fontes: Campolina e Manual de Confecção de Resenhas

Administração de haras

Artigos

Destaque

Esporte equestre

Produção

Raças

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.