Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Primeiros Socorros em Equinos: como agir nesses casos

Primeiros Socorros em EquinosQuem trabalha com cavalos sabe que, sem dúvida, eles são animais que requerem cuidados mais direcionados, não importando a sua idade. Isso, mesmo que os cavalos adultos, erroneamente, passem a ideia de serem mais resistentes, pelo seu vigor e porte físico. 

Um dos pontos importantes que precisamos abordar antes de explicarmos quais são os primeiros socorros em equinos é entender que cavalos estão suscetíveis a enfermidades e acidentes. Estas podem acometer tanto os cavalos criados a campo, quanto os embaiados. O melhor manejo é sempre a atitude mais adequada nessa prevenção, diminuindo a necessidade dos cuidados emergenciais.

Outro ponto é a diferença entre entre urgências e emergências dentro da rotina de cuidado com os cavalos. Primeiro,  emergências são situações em que o risco de morte é iminente.Já as urgências são situações clínicas ou cirúrgicas em que não há risco de morte eminente, mas que podem se agravar se não tratadas com a rapidez necessária.

Assim, podemos definir os primeiros socorros em equinos como o atendimento base de situações de urgência ou emergência até que o animal receba atendimento especializado. Por isso é tão importante o papel de criadores e responsáveis pelo manejo nessas situações.

Pensando nisso, preparamos neste artigo algumas orientações de como agir em casos onde os primeiros socorros em equinos se fazem necessários. Confira!

Cólica Equina

A cólica equina é um dos males mais comuns que acometem os equinos. Também conhecidas como abdômen agudo, ela atinge o aparelho digestivo dos equinos causando dores e podendo levar à morte..

Uma das causas mais comuns para a cólica é o excesso de ingestão de ração e concentrados, ou de alimentos deteriorados. Desse modo, ela se manifesta por alguns sinais clássicos como bater as patas, falta de apetite, virar a cabeça em direção ao flanco, se posicionar para urinar e não fazê-lo. Nesses casos, é importante suspender a alimentação (concentrado e volumoso). Isso evita que o animal atinja um estágio de inquietação alto, quando o cavalo começa a rolar no chão, olhar para os costados e cavar o solo

Em casos de cólica, uma recomendação básica é estimular o passo do animal para que haja a aceleração do processo digestivo e evitar que o cavalo se machuque. Porém, vale ressaltar que, como são situações emergenciais, o acompanhamento e atendimento deve ser feito por um médico veterinário.

Isso porque apenas um profissional qualificado é capaz de realizar o exame clínico de forma correta e determinar a causa da cólica. Como existem casos que necessitam de cirurgias ou tratamentos mais intensos, como quando é necessário realizar uma lavagem intestinal, o veterinário é indispensável. 

Por fim, fica um alerta de que cólicas podem causar a morte do animal e são  responsáveis pelo maior índice de mortalidade de cavalos criados em baias.

Ferimentos

Em situações em que os animais sofrem algum ferimento, o procedimento de primeiros socorros em equinos mais comum é a sutura. Ela se aplica a situações em que  a ferida é de grande profundidade. 

Há casos em que o animal sofre hemorragia intensa e, nessas situações, deve-se usar um bom medicamento tópico. ara a cicatrização rápida, é importante utilizar um unguento de boa qualidade. Outras opções são os tradicionais sprays que aceleram a cicatrização e previnem o estabelecimento das bicheiras e inflamações.

Para determinados tipos de ferimentos, o uso de uma pomada contendo antibiótico é o mais recomendado. 

Broca nos cascos

A broca nos cascos equinos são lesões traumáticas que, normalmente, vem acompanhadas da necrose do tecido afetado. Esse tipo de lesão causa pressão na parte interna dos cascos fazendo com que o animal sinta dores intensas. 

Esse tipo de lesão pode ter diversas causas, desde predisposição genética a mau manejo nutricional. Além disso, as brocas nos cascos em equinos podem causar consequências duradouras, como queda na capacidade de resistência.

O procedimento de primeiros socorros em equinos para tratar as brocas de cascos é, em primeiro lugar, limpar toda a área afetada e necrosada. Para isso, usa-se um tampão de algodão embebido em substância específica. Nesse período, o animal deve permanecer em local limpo e seco. Como prevenção, medidas de higiene são fundamentais, como aparar os cascos mensalmente.

Picada de cobra

As picadas de cobra são acidentes extremamente comuns de ocorrer com cavalos. Elas ocorrem principalmente em animais criados soltos, e podem causar sérios problemas para o animal, podendo chegar à morte.

Nesses casos, a picada acontece comumente em locais próximos à cabeça. As picadas acontecem dessa forma, pois quando os cavalos abaixam a cabeça para identificar o animal acabam sofrendo o ataque.

Diante disso, alguns procedimentos de primeiros socorros em equinos devem ser levados em conta para que não haja comprometimento da vida do animal. O principal ponto, nesses casos, é a imobilização do cavalo. Isso evita que o veneno continue se espalhando pelo corpo. Outro ponto, é manter o animal calmo até a chegada do médico veterinário para a aplicação do soro antiofídico. Lembrando sempre que a aplicação deve ser feita por médico veterinário responsável e qualificado, de forma intravenosa e na dosagem adequada.

Vale ressaltar que não é recomendado cobrir a ferida com emplastros caseiros ou tentar sugar o veneno.

Agora fica claro como são necessários os procedimentos de primeiros socorros em equinos são importantes e podem salvar a vida do animal. Assim, para que você esteja preparado para essas e outras situações que possam acontecer, é importante buscar conhecimento. Quando esse conhecimento vem na prática melhor ainda, não acha? Então clica aqui e saiba mais sobre o curso de primeiros socorros em equinos do nosso parceiro, CPT Cursos Presenciais.    

Fonte: Revista Veterinária e Cavalus

Primeiros Socorros em Equinos

Administração de haras

Artigos

Clínica e Saúde

Destaque

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.