Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Coleta de Sêmen Equino: saiba quais são os processos

Coleta de sêmen em equinos - saiba quais são os processosQuando se pensa em reprodução equina, fica claro que uma das biotécnicas mais importantes para o melhoramento genético é a inseminação artificial. Porém, para que essa técnica tenha os resultados esperados, é importante pensar em todos os processos. Por isso, a coleta de sêmen em equinos é fundamental para uma inseminação artificial em equinos de qualidade.

Assim, a coleta de sêmen em equinos permite que a inseminação artificial em éguas atinja produção em maior escala. Quando realizada de forma correta, é possível coletar sêmen de quantidade e qualidade adequadas para esse tipo de manejo reprodutivo. Isso porque, com esse passo, é possível avaliar o potencial reprodutivo do garanhão, evitando prejuízos antes mesmo da fertilização.

Neste artigo vamos te apresentar os tipos de coleta e sêmen em equinos, as formas em que o sêmen pode ser utilizado e alguns pontos importantes sobre a armazenagem. Confira!

Principais métodos para coleta de sêmen

Existem diferentes métodos para se realizar a coleta de sêmen em equinos, cada um oferece um resultado diferente. Isso, tanto em questão de qualidade como em quantidade de sêmen obtido.,Conheça os principais métodos e suas características:

Coleta por ‘Camisa-de-Vênus’ (camisinha)

Um dos primeiros métodos de coleta de sêmen em equinos, o uso da ‘camisa-de-vênus’ vem  sendo realizado desde os anos 60. Apesar de ter perdido espaço para a vagina artificial (VA), esse método ainda está presente em algumas situações. Ele é uma alternativa para animais que não se adaptaram à VA, ou quando esta não está disponível para a coleta

Para esse método, o animal é estimulado com uma égua no cio e a “camisa-de-vênus” é colocada no pênis do garanhão para a coleta do sêmen. Apesar ainda de ser utilizada com certa frequência, esse método de coleta de sêmen em equinos oferece um produto de menor qualidade devido à maior possibilidade de contaminação.

Coleta por meio de fármacos indutores de ejaculação

Esse método de coleta de sêmen em equinos tem sido utilizado em casos mais específicos. Assim, ele é recomendado para animais com disfunções reprodutivas ou em animais que tenham sofrido lesões e não consigam realizar a monta

Apesar de pouco comum, este método de coleta de sêmen em equinos tem uma vantagem no resultado. Isso porque o material obtido apresenta menor volume mas, maiores concentrações e maior número total de espermatozoides. Porém, uma desvantagem é que o efeito dos fármacos nos animais e a variação na respostas obtidas com esse tipo de estímulo.

Coleta por estímulo manual do pênis

Este método de coleta de sêmen em equinos é muito pouco utilizado hoje, porém ainda se apresenta útil quando a VA não está funcional ou disponível no momento da coleta. 

Apesar dos resultados serem similares aos obtidos com a vagina artificial, esse método possui uma execução específica. Assim, é necessário que o veterinário responsável esteja treinado para realizar o estímulo de forma correta.

Coleta de sêmen por vagina artificial (VA)

Atualmente, esse método é o mais largamente utilizado para realizar a coleta de sêmen em equinos. Seu uso data dos anos 30, e já sofreu variações ao longo dos anos. Existem diferentes modelos de vaginas artificiais utilizados, o que popularizou ainda mais seu uso na reprodução equina. 

Outro ponto que levou à sua popularização, é a fácil adaptação dos garanhões com o método. Isso porque o comportamento é similar ao da monta natural, além de ser de fácil manuseio por parte do veterinário responsável.

Além disso, a grande vantagem que o uso das VA’s proporcionou para a coleta de sêmen em equinos foi a redução das taxas de contaminação do sêmen. Isso acontece porque, graças ao formato, o sêmen passa diretamente para o copo coletor. Assim, evita-se o contato do produto com a parte externa do pênis e com as secreções vaginais.

Processamento do sêmen coletado

Depois de realizada a coleta, o sêmen é preparado para a inseminação. Desse modo, o produto coletado pode ser utilizado logo em seguida ou armazenado, dependendo de quando será realizada a inseminação artificial. Assim o sêmen equino pode ser utilizado:

  • Fresco: é a forma mais simples e funcional de armazenagem do sêmen, pois o sêmen coletado é usado logo em seguida para realizar a inseminação. Esse tipo de processamento gera melhores taxas de gestação e pode ser utilizado para inseminação intravaginal;

  • Resfriado: neste caso, o sêmen deve ser armazenado em temperatura entre 4ºC e 5ºC, entre 4 e nove dias. É muito utilizado quando sêmen vai ser transportado em distâncias curtas;

  • Congelado: esse tipo de técnica é utilizado quando o produto precisa ser transportado por longas distâncias para que a inseminação seja realizada. Esse tipo de processamento, requer uma maior técnica do médico veterinário, porém ela permite que o sêmen seja conservado por mais tempo.

Assim, vimos como a coleta de sêmen influência no resultado da inseminação artificial em equinos. O método de coleta de sêmen em equinos escolhido, bem como o tipo de processamento, atua diretamente na qualidade do material obtido. Com isso, é possível evitar determinadas contaminações, além da quantidade final obtida ser diferente para cada método.

Contudo, mesmo que o método tenha se mostrado mais eficiente que outro em determinadas situações, a experiência do veterinário responsável é determinante no resultado. Por isso, conhecer todos os processos envolvendo a coleta de sêmen e a inseminação artificial em equinos é fundamental. 

Quer ganhar experiência prática e se tornar um veterinário referência em reprodução equina na sua região? Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Coleta de Sêmen e Inseminação Equina do nosso parceiro, CPT Cursos Presenciais.

Curso de Coleta de sêmen e inseminação equina

Áreas

Artigos

Clínica e Saúde

Destaque

Reprodução

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.