30% de desconto em Cursos Online de Criação de Cavalos
Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Entenda o Manejo Reprodutivo de Equinos

Entenda o Manejo Reprodutivo de EquinosQuem trabalha com criação de equinos, viu o desenvolvimento claro de técnicas de melhoramento genético do plantel. Com isso, as práticas de manejo reprodutivo de equinos entraram de vez na rotina de fazendas e haras, como forma de garantir a manutenção das características desejáveis nos animais. Além disso, foi graças a essas  biotécnicas que criadores conseguiram aumentar o número de produtos obtidos durante o ano.

Assim, neste artigo vamos te apresentar o que deve ser considerado para um bom manejo reprodutivo, as técnicas envolvidas e a importância de adotar essa prática na rotina da sua criação. Confira!

Fatores a serem considerados no manejo reprodutivo em equinos

As técnicas de reprodução equina buscam o desenvolvimento de novos descendentes de alto padrão, objetivando ampliar o rebanho. Não existem dúvidas a respeito da importância do manejo reprodutivo na eficiência e sucesso dos diferentes sistemas de criação equestres, permitindo a melhoria do potencial de produção quando os cruzamentos são bem conduzidos.

Para se obter bons índices reprodutivos é preciso se ter conhecimentos amplos. Pensando nisso, alguns fatores devem ser levados em conta no momento de se implantar uma rotina de manejo reprodutivo de equinos. A seguir, listamos os principais fatores envolvidos nesse tipo de manejo:

  • Análise da fisiologia dos equinos. Entender esse aspecto é fundamental para reconhecer o que controla as funções mecânicas, físicas e bioquímicas de forma a conhecer todo o mecanismo de funcionamento do organismo do animal; 

  • Nutrição equina, fazendo o uso de alimentos que melhor assimilam nutrientes;

  • Manejo apropriado a cada animal ou sistema de criação.

Tendo esses fatores em mente, adotar alguns passos do manejo reprodutivo de equinos se torna mais fácil. Por exemplo, a seleção de garanhões e matrizes depende de todo um conhecimento do estado do animal, incluindo análise reprodutiva e sanidade. Ou seja, para um bom manejo reprodutivo é preciso, antes, um bom manejo geral dos animais. 

Logo, para que a criação tenha sucesso com as técnicas de reprodução equina, é necessário que os responsáveis pelos procedimentos tenham experiência na área. Assim, cabe a todos os envolvidos com a criação e reprodução dos equinos, buscar conhecimento e profissionais capacitados que auxiliam na boa condutividade do sistema, alcançando o sucesso no processo produtivo.

Técnicas de manejo reprodutivo de equinos

O conhecimento em manejo e biotécnicas reprodutivas, como já evidenciamos, tornou-se algo imprescindível nos últimos anos. A escolha da melhor técnica pelo produtor vai depender dos objetivos e condições oferecidas. Por exemplo, se a meta for utilização do sêmen de um garanhão de alto valor, é importante que se faça metodicamente a coleta para a inseminação artificial. Se for o caso da utilização de éguas diferenciadas, será preciso investir em transferência de embriões, bem como toda a sua tecnologia envolvida.

Assim, as principais técnicas do manejo reprodutivo em equinos são:

Há, obviamente, outras biotécnicas. Por isso é de grande importância que o produtor ou profissional da área de criação de equinos conheça cada uma delas, bem como suas vantagens e desvantagens, sendo que o conhecimento facilitará consideravelmente a escolha da melhor opção.

A importância do manejo reprodutivo em equinos

Para a eficiência e sucesso dos diferentes sistemas de criação , já ficou claro que o manejo reprodutivo em equinos é muito importante. Desse modo, essa prática está inserida em diversos aspectos da vida do animal. Tais aspectos incluem, por exemplo, a alimentação, o sistema de acasalamento, as biotécnicas a serem utilizadas no processo de evolução genética, o estabelecimento de critérios para a seleção de reprodutores e matrizes e o controle de doenças da esfera reprodutiva. Outro ponto é que, para alcançar bons índices reprodutivos, são necessários conhecimentos interdisciplinares.

O responsável que deseja ter sucesso deve apresentar conhecimentos de anatomia, fisiologia, técnicas laboratoriais e medidas de manejo que vão influenciar diretamente nos seus resultados. Cada criatório vai apresentar uma realidade diferente, o que exige um técnico com capacidade de tomar decisões corretas para resolução dos problemas e obtenção de índices satisfatórios de prenhez, seja por monta natural a campo, monta controlada, inseminação artificial (com sêmen fresco, resfriado ou congelado) ou transferência de embriões. É relevante investir em formas de aperfeiçoamento e cursos específicos voltados para a área da reprodução de equídeos para assim se capacitar e entrar no competitivo mercado da criação de cavalos.

O conhecimento dos mecanismos fisiológicos da reprodução, bem como dos fatores que influenciam direta ou indiretamente a reprodução, torna possível a realização de um manejo reprodutivo adequado, possibilitando também a utilização de biotécnicas que visam maximizar a eficiência reprodutiva do rebanho.

Quer conhecer mais sobre como ter eficiência reprodutiva no seu rebanho equino? CLIQUE AQUI e receba o material completo!

Fonte: Nutrime 

Áreas

Artigos

Destaque

Reprodução

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.