Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Exames laboratoriais veterinários: entenda o papel no cuidado com equinos

Exames laboratoriais veterinários entenda o papel no cuidado com equinosO manejo dos equinos não é tarefa fácil. Mesmo sendo animais robustos, fortes e resistentes, eles exigem cuidados específicos de acordo com as funções que desempenham para que se mantenham dessa forma. Assim, é visível que, manter a saúde desses animais é fundamental

Dessa forma, os avanços tecnológicos na área da medicina veterinária vêm para auxiliar na manutenção da saúde dos animais, oferecendo diversas possibilidades. Entre essas tecnologias, estão os exames laboratoriais veterinários. Com eles, o veterinário é capaz de analisar por completo a saúde interna do animal, prevenir doenças e realizar diagnósticos mais precisos sobre várias enfermidades.

Neste artigo, vamos tratar dos exames laboratoriais veterinários mais comuns realizados nos equinos e a importância de fazê-los. Confira!

Tipos de exames laboratoriais veterinários mais frequentes em equinos

Dentro da rotina dos equinos, os exames laboratoriais veterinários tem o papel de auxiliar no diagnóstico veterinário e de permitir o acompanhamento do animal em seu treinamento. Pensando nisso, tais exames não devem ser realizados apenas quando há suspeita de alguma enfermidade, mas devem ser inseridos na rotina de cuidados.

Isso porque animais aparentemente saudáveis, podem apresentar problemas de desempenho. Assim, os exames laboratoriais veterinários permitem que o médico identifique possíveis origens para essa queda de desempenho, o que permite que correções sejam feitas. Ou seja, a realização dessa rotina de exames não ajuda apenas no diagnóstico de doenças, mas também na identificação e elaboração de um manejo correto para os animais de acordo com sua função.

Existem, assim, alguns tipos de exames laboratoriais veterinários mais frequentemente utilizados em equinos e que cumprem papéis importantes no manejo desses animais. Primeiramente, é preciso entender a diferença entre exames oficiais e exames preventivos. Essa classificação determina se um determinado procedimento é exigência legal para que o animal seja transportado, seguindo normas federais, ou não.

  • Exames Oficiais: como dito, tais exames são obrigatórios para o deslocamento intermunicipal e interestadual de animais. Entre esses exames estão o exame de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e, dependendo da legislação do estado, o exame de Mormo. Eles tem validade de 60 dias, e apenas após o resultado desses exames a Guia de Trânsito Animal (GTA) é emitida.

  • Exames Preventivos: esses exames não são uma exigência legal, mas, como o nome indica, servem como prevenção de algumas enfermidades. Com tais procedimentos é possível acompanhar a saúde dos equinos e permite o diagnóstico de enfermidades em fase inicial.

Ainda pensando nos exames laboratoriais veterinários realizados com mais frequência nos equinos, existem dois procedimentos bastante comuns: o hemograma e a análise de eletrólitos. Assim, como em humanos, o hemograma é a análise sanguínea e pode indicar diversas doenças em estágio inicial. Além disso, no acompanhamento de animais atletas o hemograma completo auxilia no diagnóstico das condições físicas do animal. Seu resultado serve como parâmetro para ajustes no cuidado e no manejo nutricional de equinos. 

Já a análise de eletrólitos, permite o acompanhamento de diversas funções vitais dos equinos. Por meio do acompanhamento da concentração de determinadas substâncias no organismo do animal, o veterinário é capaz de avaliar as funções renais, hepáticas, pancreáticas, cardíacas e musculares.

As vantagens dos exames laboratoriais veterinários no manejo de equinos

Como mostramos, os exames laboratoriais veterinários assumem um papel fundamental no manejo de equinos. Desde melhorar o desempenho de animais, ao diagnóstico de enfermidades, um rotina de exames como parte do check-up auxilia muito o trabalho do médico veterinário. Assim, elaboramos uma lista com as principais vantagens de incluir a realização de exames laboratoriais na rotina de cuidados desses animais:

  • Transporte seguro e regulamentado por vias intermunicipais e interestaduais;

  • Avaliação da condição física do animal;

  • Diagnóstico de enfermidades em estágio inicial;

  • Acompanhamento da saúde de animais atletas;

  • Tratamento direcionado com base nos resultados obtidos.

Assim, fica claro a importância desses exames na medicina veterinária equina. Porém, o veterinário que deseja usufruir dessa tecnologia para obter melhores diagnósticos ou planejar o melhor manejo, precisa de experiência. Além da realização dos exames, a interpretação correta de seus resultados fazem toda a diferença no momento da tomada de decisão.

Além disso, é imprescindível que as amostras a serem trabalhadas sejam retiradas, identificadas,, armazenadas e transportadas da forma correta. Isso evita contaminações e acidentes, melhorando a qualidade do diagnóstico. Apenas um profissional experiente e com conhecimento prático, é capaz de implementar tais exames na rotina clínica dos equinos.

Para o médico veterinário que busca um diferencial no atendimento de cavalos e éguas, temos uma dica: CLIQUE AQUI saiba como realizar a interpretação de exames laboratoriais!

Fontes: Cavalus e TECSA

Artigos

Clínica e Saúde

Destaque

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.