30% de desconto em Cursos Online de Criação de Cavalos
Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Estação de monta: saiba se preparar e ter sucesso na reprodução equina

Estação de monta saiba se preparar e ter sucesso na reprodução equinaA estação de monta dos equinos é compreendida como a época do ano em que acontece a manifestação do comportamento sexual desses animais. Os equinos são animais poliéstricos estacionais, ou seja, a estação de monta acontece em apenas um período específico do ano: os meses de maior incidência de luz. Ela se inicia na primavera, em que os dias são mais longos e possuem maior quantidade de luz natural. Assim, a luz está ligada diretamente a reprodução equina. Devido à maior luminosidade ao longo dos dias, as éguas aumentam o cio e o período de competência sexual.

Pensando no manejo reprodutivo desses animais, é importante que os cuidados para uma boa reprodução equina devem ser tomados antes. Só assim é possível obter os resultados desejados ao final da estação de monta. 

Outro ponto relevante da fisiologia que define a estação de monta é a temperatura e a condição corporal, que interferem diretamente na sazonalidade das éguas. O inverno ou tempo frio, baixas temperaturas, podem atrasar a evolução da égua dentro do seu ciclo estral. Assim, a monta também é influenciada pela condição corpórea do animal. O planejamento e bom manejo iniciado antes do período da monta influenciam para um bom resultado final.

Dessa forma, além de entender o que é, é importante saber o que fazer antes e durante a estação de monta. Compreender como manejar os animais nesse momento é crucial para ter sucesso na reprodução equina.

Como se preparar para a estação de monta?

A estação de monta, quando bem planejada, pode ser muito proveitosa para os criadores de equinos que almejam alcançar bons índices de reprodução. Antes de iniciar este processo é preciso, no entanto, realizar alguns procedimentos básicos de grande importância. Primeiramente, é preciso avaliar a condição reprodutiva dos animais. Assim, quando pensamos na avaliação dos garanhões, existem alguns procedimento de rotina que devem ser realizados.

O exame andrológico, que tem como objetivo avaliar a fertilidade e a qualidade do sêmen dos garanhões, é um deles. Este exame precisa ser realizado por um médico veterinário experiente e que tenha prática em sua realização. Isso porque, essa prática, garante uma melhor análise e, portanto, um diagnóstico mais preciso.  

É necessário ainda que o processo de armazenamento do sêmen seja altamente eficiente, já que nesta etapa pode haver a perda da qualidade do material coletado. Por isso, a escolha entre a utilização do sêmen fresco, refrigerado ou congelado, bem como o transporte, deve ser criteriosa e contar com procedimentos altamente profissionais. Os processos que envolvem a coleta são também de grande importância para garantir as propriedades do material genético, como a higienização do animal e diluição do sêmen, sendo esta última essencial para a qualidade dos espermatozoides.

Pensando nas éguas, algumas rotina de manejo e exame precisam ser aplicadas. Primeiramente, é fundamental realizar o exame ginecológico desses animais para que exista a identificação do ciclo estral durante a estação de monta. Entender em que momento do ciclo as fêmeas se encontram, é fundamental para o alinhamento de doadoras e receptoras, o que essencial para a preparação desses animais. Além disso, o diagnóstico ginecológico, ajuda na separação das matrizes e das receptoras permitindo o pareamento e o manejo correto desses animais nesse período.

Outro ponto são os equipamentos laboratoriais, esses devem também estar sob critérios de qualidade, como o microscópio e a placa aquecedora, de modo que a verificação das condições da porcentagem e da motilidade do sêmen não corram o risco de serem alteradas. Estas são apenas algumas recomendações básicas que envolvem a preparação para a estação de monta, uma das etapas mais importantes antes de começar uma rotina de reprodução equina em seu plantel.

Monitoramento dos animais ao longo da estação de monta

A estação de monta é um período do ano determinante para um projeto de geração de novos animais. Nesta época, é preciso que o proprietário do estabelecimento tenha o controle e o preparo de todas as matrizes aptas ao acasalamento, bem como os garanhoes. Muitas vezes, a meta maior é atingir o máximo de gestações dentro deste período.

Não se pode abrir mão de vários procedimentos importantes de manejo nesta época. Nessa época é importante estar atento a cuidados e procedimentos, como:

  • Nutrição balanceada;

  • Exames de ultrassonografia nas éguas, com o intuito de se verificar as condições uterinas;

  • Definição de matrizes e receptoras;

  • Pareamento de garanhões e matrizes;

  • Vacinação;

  • A própria realização da monta, por meio de diferentes técnicas;

  • Uso de biotécnicas como inseminação artificial e transferência de embriões;

  • Diagnóstico da gestação;

  • Acompanhamento gestacional.

Além disso, neste período é preciso contar com o preparo e monitoramento de profissionais especializados para que o projeto reprodutivo ocorra sem maiores problemas e dê o resultado esperado.

Sem o acompanhamento profissional correto, todos os processos realizados ficam comprometidos. Isso acontece, porque o profissional é responsável por estabelecer o manejo reprodutivo correto, aplicando diversos processos na rotina do animal. E, quando feito de forma errada, os resultados esperados não acontecem. 

Por fim, é importante destacar que equinos são animais que demandam cuidados e um mal manejo é capaz de afetar muito não só os resultados como a saúde do plantel. Dessa forma, quem deseja trabalhar com reprodução equina precisa estar muito seguro de sua experiência e capacidade. Quer adquirir prática e melhorar seus resultados na estação de monta equina? CLIQUE AQUI e saiba como!


Fontes: Blog Mundo Veterinário e CPT Cursos Presenciais

Artigos

Clínica e Saúde

Destaque

Reprodução

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.