Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Comportamento sexual em garanhões: por que considerá-lo no exame andrológico?

Comportamento sexual em garanhões: por que considerá-lo no exame andrológico?De modo geral, equinos são animais sociais e expressivos o que, muitas vezes, nos permite interpretar suas expressões de modo a compreender melhor suas interações. Quando se trata do aspecto reprodutivo desses animais, existem alguns pontos que merecem atenção. Diante disso, o comportamento sexual em garanhões é uma parte fundamental do manejo reprodutivo desses animais, tendo impacto significativo sobre os resultados do plantel.

Buscar compreender esses comportamentos, permite ao responsável uma análise completa da fertilidade do animal. Isso porque, parte do exame andrológico em equinos consiste em avaliar todos os fatores que afetam o desempenho reprodutivo do animal e, entre eles, está o comportamento sexual. Assim, entender quais são e como são estimulados permite que o responsável evite problemas de fertilidade e até melhore a eficiência reprodutiva dos animais.

Por isso, neste artigo vamos apresentar o comportamento sexual em garanhões, os fatores que afetam esse comportamento e a importância de avaliar esses traços no exame andrológico. Confira!

O comportamento sexual em garanhões

Dentro dos traços que os machos exibem durante a estação de monta e interação com as éguas, podemos entender melhor o comportamento sexual em garanhões. Desse modo, é importante reconhecer tais comportamentos de modo a entender melhor seu papel na rotina de reprodução equina. 

Reflexo de flehmen

O reflexo de flehmen é uma técnica utilizada pelos animais para sentir odores no ar, por meio de glândulas olfatórias especiais situadas no final da passagem nasal dos equinos. Esse efeito é comum em animais ungulados e, quando falamos de equinos, ele é mais recorrente nos garanhões. Isso acontece porque os machos usam esse movimento como forma de sentir os feromônios liberados pelas fêmeas.

Cheirar o ar ou a urina das éguas, usando o reflexo de flehmen, é considerado um comportamento sexual em garanhões comum, já que permite que os machos identifiquem se a fêmea está pronta para a monta. Dessa forma, como eles são capazes de reconhecer os sinais corretos, o risco de rejeição por parte das fêmeas é menor.

Reconhecimento da fêmea

Como mostramos, os garanhões usam o olfato como forma de reconhecer os sinais das fêmeas, investigando a urina e as fezes. Todo esse processo é seguido pelo reflexo de flehmen, vocalização e rufiação. Dessa forma, os machos são capazes de identificar as éguas em cio e as éguas em diestro. 

Outro comportamento sexual em garanhões é a marca, que é definida pela ação do macho de, após encontrar as fêmeas propícias pelo odor das urinas e fezes, defecar ou urinar por cima, cheirando novamente. A marca acontece para mostrar a dominância do garanhão, ocultando o período reprodutivo das fêmeas de uma possível competição.

Além desses comportamentos, garanhões costumam praticar exposição, ereção peniana e masturbação durante a época reprodutiva. O comportamento sexual em garanhões costuma aparecer por volta dos dois anos de idade, podendo acontecer antes em algumas raças.

O que afeta o comportamento sexual em garanhões?

Se pensarmos que o comportamento sexual em garanhões afeta a eficiência reprodutiva dos machos, fica claro como é importante entender o que pode influenciar tais comportamentos. Assim, o responsável pelo manejo reprodutivo dos animais precisa levar em conta os seguintes fatores no trato com os machos:

  • Ambiente;

  • Interação sociosexual;

  • Manejo;

  • Genética;

  • Experiência;

  • Rotina reprodutiva;

  • Manipulação errada.

Por que avaliar o comportamento sexual em garanhões no exame andrológico?

De forma simples, o exame andrológico avalia todos os aspectos fisiológicos e morfológicos que envolvem o macho com o objetivo de conhecer suas condições clínicas e reprodutivas. Em geral, esse exame é composto pelas seguintes etapas:

  1. Anamnese: consiste da identificação do animal e do proprietário, considerando histórico de doenças e tratamentos, tipo de nutrição, atividades e funções do animal, raça, idade, registro e quaisquer outras informações relevantes;

  2. Exame físico geral: é a verificação das condições físicas dos garanhões, sendo avaliadas as frequências cardíacas e respiratórias, parâmetros digestivos, aprumos, sensibilidade na coluna e membros, aparelho locomotor, olhos, dentes, condição corporal e auscultação pulmonar;

  3. Exame específico: aqui o veterinário realiza a avaliação do sistema genital do cavalo, considerando partes internas e externas. Assim, são feitas análises do prepúcio, pênis, testículos, bolsa escrotal, epidídimos e glândulas anexas e, por fim, do sêmen coletado. Esse espermograma informa sobre o potencial reprodutivo do animal;

  4. Exame de sangue: como o nome sugere, é a análise sanguínea do animal, com o objetivo de testar para anemia infecciosa equina (AIE).

Contudo, é importante que o veterinário responsável pela realização do exame andrológico considere o comportamento sexual em garanhões como parte da avaliação realizada. Isso permite considerar se há algum problema que possa afetar seu desempenho esperado. Por isso, realizar o exame andrológico em garanhões é importante para que o animal selecionado tenha sua condição física e reprodutiva atestada, evitando prejuízos. 

Sabe como realizar um exame andrológico de forma correta em equinos? CLIQUE AQUI e aprenda na prática!

Fonte: SHOP Veterinário

Artigos

Destaque

Reprodução

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.