Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Conheça as diferenças básicas entre o hipismo e equitação!

 

Conheça as diferenças básicas entre o hipismo e equitaçãoA relação de seres humanos com cavalos vem de longa data. Historicamente, esses animais foram fundamentais para o desenvolvimento de civilizações, guerras e transporte de pessoas entre cidades. Hoje, a interação ainda é muito forte e, mais do que trabalho, os equinos estão ligados a esporte e lazer, com modalidade como o hipismo e a equitação. 

Apesar de muitas pessoas confundirem, o hipismo e a equitação não são sinônimos, tratam-se de duas atividades relacionadas, porém distintas. Você sabe qual é a diferença entre eles? 

Tanto o hipismo quanto a equitação são modalidades esportivas que promovem fortalecimento do vínculo homem - animal, além de ser uma atividade de lazer que proporciona bem-estar e relaxamento e podem, inclusive, serem utilizadas como equoterapia. 

Neste artigo vamos explicar as características do hipismo e da equitação e ainda citar outros esportes para quem gosta de montar a cavalo. Confira: 

O que é equitação? 

A equitação é uma técnica de montaria em cavalos que, por muitos, é considerada uma arte, afinal, é preciso muito equilíbrio e concentração, além de saber como lidar com o animal de forma gentil. 

Pode-se dizer ainda que a equitação é a técnica mais básica para quem deseja aprender a montar equinos de forma segura. É também o primeiro passo para se tornar praticamente de esportes equestres de forma profissional. 

A equitação, então, proporciona mais segurança melhorando o relacionamento entre o conjunto homem e cavaleiro /amazona. Também é uma excelente forma de trabalhar a concentração e o respeito pelos animais. 

O que é Hipismo? 

O hipismo, por outro lado, trata-se de uma modalidade de esporte equestre que promove o desenvolvimento da equitação. No entanto, mescla ações técnicas voltadas para o plano e salto. 

Uma das principais diferenças existentes entre hipismo e equitação é o desafio constante pelo qual o aluno passa. Devido a alta exigência de domínio do animal, é preciso muita eficiência e técnica. 

Outro fato importante sobre o hipismo é que se trata de um esporte que surgiu com a prática de caça pelos ingleses e hoje se tornou um esporte olímpico. Vale destacar que, nas olimpíadas, não há distinção entre gênero e idade. Ou seja, homens e mulheres podem competir na mesma categoria, independente da idade. 

 

Ademais, esse também é um esporte para quem ama cavalos e quer aprender a conviver ainda melhor com esses animais. No entanto, por se tratar de uma atividade que envolve mais movimentos, é recomendado o uso de equipamento de proteção. 

Outros esportes equestres

Além de hipismo e equitação, amantes de esportes equestres têm ainda muitas opções para colocar em prática, de acordo com o perfil e interesses. A seguir, listamos algumas delas: 

  • saltos equestres; 

  • doma clássica; 

  • cross country; 

  • corrida de galope;

  • polo 

  • pato

  • jogo de piqueta; 

  • atrelagem 

  • enduro; 

  • rédeas. 

 

E aí, gostou de saber as diferenças entre hipismo e equitação? 

Se você nunca montou um cavalo e quer iniciar na prática, o recomendo é começar por aulas de monta e, acima de tudo, aprender  a lidar com o animal, considerando suas necessidades e comportamento. Quando se sentir seguro, tenha as primeiras aulas de equitação, e por fim, quando sentir que já atingiu um bom desempenho, poderá evoluir para a prática do hipismo. Desse modo, você vai poder desenvolver novas técnicas, um grau de dificuldade mais elevado com muito mais segurança e diversão! 

 

Quer começar a praticar a monta equestre? Temos uma dica especial para você: 

Curso Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos

Fonte: Mundo Ecologia e Curta Lagoa

 

Artigos

Destaque

Esporte equestre

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.