II Profissão Veterinária
Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Doma racional para cavalos: conheça a técnica e suas vantagens!

Doma racional para cavalos conheça a técnica e suas vantagensA equinocultura é uma atividade tradicional no Brasil, seja com finalidade de lazer, esportes ou trabalho. Mas, apesar de serem animais dóceis, os cavalos precisam passar por um treinamento para conhecer os comandos e se comportar da forma esperada. O mais indicado nesses casos é a doma racional. 

A doma racional, também conhecida como doma gentil ou natural está prevista na a lei 9.605/98, de 12 de fevereiro de 1998, que trata, entre outros assuntos, de maus tratos aos animais. Essa é uma técnica de adestramento dos equinos, que teve sua origem na Europa e tem como base condicionar os animais sem qualquer uso de violência.

Aqui vamos explicar melhor como funciona a doma racional, quais suas vantagens e o que você precisa saber antes de colocar em prática. Continue a leitura! 

O que é doma racional para cavalos?

A doma racional para cavalos tem como principal objetivo condicionar os animais sem qualquer violência. Ela é baseada na etologia, ou seja, no estudo do comportamento do animal e tem como base trabalhar a perseverança, paciência, repetição, ritmo progressivo e contínuo. Desse modo, a ideia é que o animal se torne mais calmo, confiante e ligado ao seu treinador. 

Diferente da doma tradicional, na qual a base é a violência e punição, na doma racional, o domador se aproxima com carinho, atenção para que o animal crie uma relação de respeito e confiança. É importante lembrar que, a doma tradicional, com uso de violência é proibida e, além disso, causa traumas no animal. 

Desse modo, a técnica consiste em amansar e disciplinar os equinos sem utilizar nenhum tipo de força, mas tão somente o uso da voz, pausada, com tonalidades precisas e simpáticas ao animal.  Sendo assim, depois de um tempo, os equinos passam a serem mais tranquilos, obedientes e confiáveis.

Os cavalos podem começar a receber a doma racional logo nos primeiros dois anos de idade, por já ser capaz de assimilar as primeiras orientações e já ter uma estrutura física em desenvolvimento.

Vantagens

O tratamento gentil proporcionado pela doma racional tem inúmeras vantagens, além de criar um elo maior entre animal e o domador.  Listamos algumas delas a seguir: 

  • Os animais tornam-se mais confiáveis; 

  • Criam-se laços de amizade entre o equídeo e o domador;

  • É mais rápida e eficiente no treinamento do animal; 

  • Os animais tornam-se mais corajosos e destemidos; 

  • Os animais apresentam maior flexionamento; 

  • Os animais ficam menos traumatizados; 

  • Os riscos de danos à boca do animal diminuem.

O que é importante saber

Para quem deseja iniciar a prática de doma racional para cavalos, é importante saber algumas coisas. Em primeiro lugar, ter noção sobre a Lei de Bem-estar Animal, que tem como objetivo garantir que tenha higiene, segurança, atenção à vacinação, vermifugação e instalações adequadas. Mais do que isso, é preciso saber reconhecer quando um animal apresenta comportamento alterado. 

Isso nos leva ao segundo ponto importante: conhecer a etologia dos equinos. A etologia busca compreender todo comportamento biológico e psicológico do animal a fim de criar maior adaptação às novas situações, como a doma. E, também, compreender como funcionam os sentidos dos cavalos. 

Por fim também é preciso entender sobre a idade mais adequada para a realização da doma racional. Por ser um processo de aprendizagem, pode se iniciar por volta dos seis meses de vida se estendendo até 4 anos de idade. Mas é preciso ter atenção: clinicamente um equino só está pronto para ser montado a partir de 3,5 anos de idade pois é quando seus ossos e articulações estão em estágio mais avançado de formação. Esse também é o melhor momento para aprendizagem. 

Por se tratar de um processo que envolve também segurança por parte do treinador, a doma racional exige conhecimento para que seja uma atividade segura e proporcione aprendizagem. 

Quer se capacitar para realizar a doma racional com segurança? Confira essa dica: 

Curso Online de Doma Racional Interativa

Fonte: CNA

 

Áreas

Artigos

Destaque

Doma

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.