II Profissão Veterinária
Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Qual a melhor ração para cavalo? Veja o que precisa saber!

Qual a melhor ração para cavalo Veja o que precisa saber!Saber qual a melhor ração para cavalo não é como seguir uma simples receita. A melhor ração é aquela que considera as características gerais do animal, suas funções, os nutrientes que demanda e, é claro, em qual etapa de vida ele se encontra. Além disso, para que tudo isso seja determinado de forma correta, é muito importante seguir as indicações de profissionais capacitados como zootecnistas e médicos veterinários.

Com esses princípios básicos em mente, determinar qual a melhor ração pode parecer tarefa impossível. Isso porque, a resposta mais certa é que cada animal possui sua própria exigência. Contudo, mesmo que não exista uma receita fixa ou mágica para que o cavalo ou égua alcance o melhor desempenho, existem alguns fatores que, se colocados juntos, auxiliam os proprietários a garantirem um animal de excelência para a função que desempenha. 

Por isso, neste artigo vamos tratar sobre como determinar qual a melhor ração para cavalo. Assim, vamos falar sobre o que deve ser observado, fatores que podem mudar a necessidade do animal e como garantir que seus animais recebam a melhor alimentação durante todo o ano. Confira!

Como determinar qual a melhor ração para cavalo?

Primeiramente, é preciso entender que para determinar qual a melhor ração para cavalo em uma propriedade, é preciso estar focado no objetivo de seu uso na alimentação do animal. De modo geral, o uso da ração é para complementar a dieta dos equinos, contribuindo para o fornecimento de nutrientes como proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Sendo assim, ela entra como apoio ao volumoso ofertado.

Um segundo ponto muito importante para encontrar a ração para cavalo ideal é considerar as funções desempenhadas pelo animal. Assim, é preciso ter em mente se são animais de criação, competição ou trabalho, se são reprodutores ou não, qual tipo de trabalho desempenham na propriedade, tipo de competição, entre outros detalhes. Dessa forma, é possível conhecer melhor a rotina do animal e com isso entender suas necessidades nutricionais.

Nessas horas, muitos proprietários que tem apenas animais de trabalho podem se questionar se o melhor não é focar na opção mais simples e genérica já que o cavalo em si não infere no produto da propriedade. Contudo, está aí o erro de muitos. Todo animal que participa da propriedade influi em seus gastos e portanto em seu lucro. Assim, se um cavalo ou égua, usado na rotina da fazenda está com déficit de nutrientes, vai começar a ter problemas com seu rendimento, produzindo menos dentro de sua rotina normal de trabalho. Além disso, a falta dos nutrientes corretos pode levar a problemas de saúde mais sérios e, portanto, a gastos médicos ou descarte do animal. Sendo assim, não prestar a devida atenção à alimentação dos animais de trabalho pode representar sérios prejuízos ao produtor.

Entretanto, independente da função que desempenha, para determinar a melhor ração para cavalo a quantidade de atividades realizadas é fator determinante. Entender rotina de treinamentos, manejo reprodutivo e atividades de trabalho, além de saber como são realizados esses processos é fundamental para a escolha do alimento mais adequado.

Fatores que definem qual a melhor ração para cavalo

Agora que já apresentamos os princípios gerais que ajudam a determinar qual a melhor ração para cavalo, vamos entrar nos fatores que podem fazer com que essa escolha varie ao longo de períodos de tempo. Isso porque, questões como idade, sexo e raça do animal influenciam na escolha na ração e como essa será administrada. Além disso, já está claro que esses fatores somados à função desempenhada pelo animal também implicam em qual ração escolher.

Contudo, outros fatores têm peso ao se determinar essa questão. São eles:

  • Mudanças de rotina: alterações entre períodos de sedentarismo e atividade, ou preparações para eventos como cavalgadas, interferem na nutrição e, portanto na ração ofertada;

  • Éguas em períodos de gestação: éguas em período de gestação precisam de atenção à sua nutrição para que o desenvolvimento do filhote seja o melhor possível. Além disso, nos últimos meses do período gestacional a atenção à alimentação deve ser redobrada já que neste momento se inicia o manejo nutricional dos potros;

  • Éguas em lactação: para que as fêmeas produzam o leite com a quantidade de nutrientes correta para o potro e possam se manter saudáveis, sem perda de peso excessiva, a alimentação precisa ser ajustada;

  • Potros em desmame: essa fase é importante para o desenvolvimento dos filhotes. Dessa forma, sua ingestão de nutrientes precisa ser eficiente para que ele atinja seu potencial;

  • Época do ano: temperatura, clima, presença ou não de chuvas, tudo isso interfere no tipo de nutrientes que os animais recebem das pastagens. Assim, a ração garante um reforço nutricional e precisa ser ajustada de acordo com a nutrição correta do animal.

Oferecer a melhor ração para cavalo sem aumentar custos

Com todos os fatores que determinam qual a melhor ração para cavalos, pode parecer complicado para o produtor atender a todas essas individualidades e realizar todos os ajustes. Sendo assim, o primeiro passo para sempre ofertar a melhor ração é buscar os serviços de profissionais especializados, como zootecnistas e médicos veterinários. Esses profissionais, além de acompanhar o animal, conseguem prever suas necessidades de acordo com suas funções e atividades, além de auxiliar no monitoramento de sua nutrição.

Muitos ainda podem pensar, mas como oferecer a melhor ração para cavalo sem aumentar custos? A saída que muitos produtores encontraram foi ofertar o alimento fabricado na própria fazenda. Principalmente quando falamos de animais de trabalho, esse tipo de prática chega a reduzir os custos com logística e, em alguns casos, armazenagem de certas matérias primas já que o alimento é produzido com insumos da fazenda e região.

Com isso, é possível acompanhar a qualidade da ração, os nutrientes e suas porcentagens e portanto, ajustar sua presença na dieta dos equinos. Dessa forma, o produtor tem maior controle do seu processo produtivo, otimiza sua propriedade e garante animais com nutrição à altura de seu desempenho.

Quer saber como atingir esse tipo de eficiência e ter a melhor ração para o seu cavalo? CLIQUE AQUI para saber mais!

Fontes: Cavalo Atleta e Compre Rural

Áreas

Artigos

Destaque

Nutrição

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.