Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Caracterização da rinopneumonite viral equina

adote um cavaloA rinopneumonite viral ou aborto viral é uma moléstia infecto contagiosa e se caracteriza por ser uma das doenças mais graves que podem acometer os equídeos, causada pelo herpesvírus equino.

Existem quatro tipos diferentes de herpesvírus, o de maior importância é o EHV-1 e EHV4 que apesar de acometer todos os tipos de animais, afetam com mais frequência os potros recém-nascidos e as fêmeas prenhas.

A infecção causa inflamação no trato respiratório ocasionando febre, anorexia, letargia, linfadenopatia submandibular e descarga nasal profunda, podendo evoluir para mucopurulência.

O herpesvírus EHV-1 é responsável pelas formas abortivas, nervosas, respiratórias e neonatais da doença. O herpesvírus do tipo EHV-4 é responsável pelas formas respiratórias da rinopneumonia viral equina.

Observado os sintomas o diagnóstico é dado após os exames específicos de sangue na fase aguda da doença, amostras de fígado, pulmão e baço dos fetos abortados. Também pela presença de lesões fetais como icterícia, petéquias em membranas serosa, especialmente no pericárdio, edema subcutâneo e pleural.

A rinopneumonite viral é prevenida vacinando todo o plantel e o controle é feito por meio de medidas sanitárias adequadas.

Qual a importância do manejo nutricional e sanitário sobre a eficiência reprodutiva? Quais os principais métodos de reprodução em equideos? Como realizar a coleta de sêmen em garanhões?  

Fonte: Grandes Animais

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Equinos

Manejo Reprodutivo em Equinos

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.