Pacotão de Cursos de Reprodução Equina

Habronemose cutânea

habronemose cutânea é também conhecida como esponja ou feridas de verão. A doença é ocasionada por parasitas que agridem os equídeos, ou seja, os equinos, os asininos e os muares.

A doença tem como agente etiológico Habronemamuscae, Habronemamajus e Draschiamegastoma. A afecção é resultante da reação de hipersensibilidade às larvas na pele, como ocorre em alguns tipos de alergias.

As moscas são hospedeiros intermediários, quando as larvas são eliminadas nas fezes elas se alimentam e depois depositam as larvas novamente na pele do animal.E ainda os animais podem adquirir a infecção gástrica pela ingestão de moscas mortas presentes no alimento ou na água.

A doença se desenvolve e os animais acometidos apresentam pequenas lesões nas pápulas com centro erodido,com a evolução podem atingir 30 centímetros de diâmetro em poucos meses.As feridas apresentam aspecto esponjoso, róseo e sangra facilmente.

Observado algum vestígio da doença, é necessário que seja confirmada após a biópsia ou raspado de pele dos animais.

O tratamento se dá com a associação de agentes sistêmicos e locais, visando matar as larvas presentes no estômago e controlar a inflamação das feridas. Ainda é preciso fazer o vermifugamento dos animais, manter a ferida coberta evitando infecções secundárias, traumatismos e infestações.

 

Como realizar o exame ultrassonográfico na avaliação de claudicação?

Como tratar as principais emergências relacionadas ao cavalo? Médico Veterinário: Conheça os melhores equipamentos para equinos.

 

Fonte: Equipe Veterinária

Adaptação: Escola do Cavalo

 

 

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado

(Campos com * são obrigatórios)

Marque suas áreas de INTERESSE. *

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2021 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.