A utilização da Equoterapia vem crescendo consideravelmente no mundo como alternativa de tratamento utilizado principalmente por pessoas com deficiência e ou necessidades especiais. Trata-se de uma terapia revolucionária, com ganhos comprovados, em que o cavalo está no centro da abordagem, de modo a integrar esporte, saúde e educação. Mas qual o futuro dessa terapia? Embora seja um método que cresceu nos últimos anos, há registros históricos da utilização do cavalo em tratamentos clínicos que datam de 450 anos antes de Cristo.
O tratamento é bastante indicado para pessoas com o quadro clínico relacionado a doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas ou musculares, dentre de distúrbios diversos, sendo possível trabalhar o relaxamento, concentração, força, coordenação motora, auto estima, equilíbrio psíquico, dentre outras questões, favorecendo o participante.
As sessões devem ser realizadas somente por profissionais capacitados, com formações muitas vezes diversificadas e mediante a autorização médica (psicólogo ou fisioterapeuta).
Muito importante ainda que o profissional ou a equipe designada a realizar tais sessões produzam relatórios técnicos periódicos, de modo que o acompanhamento seja registrado para que, posteriormente, haja uma comparação para medir o grau de evolução do participante.
Que a Equoterapia é um mercado em pleno desenvolvimento, você já sabe! Agora por que um Médico Veterinário deve participar dessa equipe Multidisciplinar? Você pode ler aqui!
A questão da segurança deve também estar sempre no centro das atribuições, por meio do uso de equipamentos adequados, como selas, montarias, dentre outras, além da utilização de um animal calmo e com características adequadas a esta finalidade.
Importante que o local destes trabalhos seja de relativa calma, de preferência em ambientes rurais e/ou arborizados, de modo que o animal e o participante se sintam à vontade e em sintonia com a natureza.
Há uma série de questões éticas que envolvem a Equoterapia, sendo uma delas a preservação da imagem dos participantes. Compreender estas e outras diretrizes é essencial para o sucesso do profissional que pretende atuar nesta área.
E se você quer participar de uma equipe de equoterapia, deve ter os equipamentos de qualidade sempre. Confere aqui.
Fonte: Equoterapia
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.
Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!