Seleção de Garanhões: conheça os principais critérios

Seleção de Garanhões conheça os principais critériosA seleção de garanhões é sem dúvida uma etapa fundamental para garantir o sucesso da reprodução equina. Quando bem realizada ela pode evitar grandes prejuízos, elevar o melhoramento zootécnico e alcançar melhores resultados econômicos.

O problema é que alguns criadores acabam dando muito atenção ao processo de seleção da égua e deixando o garanhão em segundo plano. Porém, a escolha do garanhão deveria ser ainda mais cuidadosa, já que ele produz um número muito maior de potros por ano, especialmente através da Inseminação Artificial. 

Na seleção de garanhões, muitos critérios devem ser levados em conta e o exame andrológico é indispensável nesse processo. Quer saber mais sobre esses critérios? Neste artigo vamos explicar tudo que precisa saber. Boa leitura!

Importância da escolha de matrizes genéticas na reprodução equina

O objetivo principal da reprodução planejada é o melhoramento animal, ou seja, os descendentes devem ser sempre melhores que seus progenitores. Mas, para que isso aconteça é indispensável selecionar éguas e garanhões superiores e que sejam capazes de transmitir suas qualidades para seus descendentes.

A égua precisa passar por uma investigação detalhada para avaliar sua capacidade e saúde reprodutiva. Em caso de biotécnicas reprodutivas, se forem as doadoras elas precisam ter um bom potencial genético. O histórico reprodutivo, conformação da vulva, condição uterina, fertilidade, diretrizes do registro da raça, valor genético, valor potencial do potro resultante e o número de gestações desejadas também serão levados em consideração. 

As receptoras precisam ser escolhidas de forma criteriosa, já que elas é que vão reconhecer o embrião e fornecer as condições necessárias ao seu desenvolvimento. Por isso, precisam ter condições de levar a gestação com segurança até o final. É fundamental que apresentem ausência de problemas reprodutivos e que já tenham crias bem sucedidas. 

No que diz respeito aos machos, os critérios são ainda mais relevantes visto que ele consegue fecundar de 6 a 8 éguas em apenas uma ejaculada, por meio da inseminação artificial. Com auxílio desse método, um único animal pode ainda fecundar até centenas de éguas na mesma estação de monta. 

Na seleção, as qualidades do garanhão servem ainda para melhorar os pontos fracos da égua que ele irá cobrir. Por isso, é preciso avaliar também os resultados dos possíveis cruzamentos analisando os pontos positivos e negativos da fêmea e do macho, buscando sempre o equilíbrio para garantir uma prole de qualidade superior.

Critérios para a seleção do garanhão

Para minimizar os erros na escolha de um garanhão ideal, alguns critérios precisam ser levados em consideração. Veja a seguir os principais pontos para realizar uma escolha mais acertada:

  1. A genética é o principal ponto que deve ser observado, afinal ela é o alicerce para uma produção de elevada qualidade.

  2. O pedigree de mérito zootécnico deve ser superior. O garanhão que produz poucos produtos excelentes, muitos medianos e muitos fracos, não possui um mérito satisfatório. Por isso, a prole deve apresentar média igual ou superior à média de qualidade dos pais. Para isso, é preciso que o garanhão apresente consistência na média qualitativa.

  3. O bom garanhão deve atender ao objetivo funcional pretendido para o potro. 

  4. Ele deve ser capaz de melhorar os defeitos das mães. Essa é uma marca dos autênticos raçadores.

  5. O garanhão completo deve possuir conformação competitiva com padrão de Exposição Nacional. Sua conformação precisa possuir as seguintes características: expressão racial e biotipo funcional.

  6. O comportamento é um item muito valorizado no animal e que merece total atenção. Os animais que possuem uma índole ruim ou mau temperamento, não são valorizados como cavalo de sela. Isso porque ele dificulta os treinos e alguns processos do manejo.

  7.  É muito importante se atentar aos produtos desse animal, à montabilidade, e facilidade no manejo e ensino.

  8. A fertilidade também é um critério que faz toda a diferença na seleção, pois um bom reprodutor precisa ter bons níveis de fertilidade.

  9. Por fim, outro critério extremamente importante na seleção de garanhões é a produção comprovada. O garanhão completo é aquele que consegue transmitir suas características genéticas a sua prole. O cavalo campeão precisa ser capaz de gerar filhos campeões de Raça e de Andamento. Esse será o garanhão raçador, marcando uma prole de campeões com sua característica.

Importância do Exame Andrológico

O exame andrológico é um tipo de avaliação criteriosa para investigar todas as características reprodutivas do garanhão de forma detalhada.

Neste tipo de exame, o médico veterinário avalia os órgãos reprodutivos, a qualidade do sêmen, as condições físicas do garanhão, o aparelho locomotor e genital externo. Além de demais aspectos da saúde geral que podem influenciar no desempenho durante o período da monta ou da coleta de sêmen. 

Sendo assim, o principal objetivo do exame andrológico é medir a capacidade reprodutiva do garanhão, ou seja avaliar todos os aspectos que podem estar relacionados com sua fertilidade, o que é fundamental para o sucesso da reprodução.

Um bom médico veterinário precisa ter conhecimento prático necessário para realizar um bom exame andrológico em equinos e fazer a seleção de garanhões para a reprodução, optando sempre pelos melhores. Dessa forma, é possível evitar prejuízo com machos inférteis ou subférteis.

Quer aprender na prática a fazer o exame andrológico em equinos? No Curso de Exame Andrológico em Equinos -  manipulação, avaliação e criopreservação de sêmen do CPT Cursos Presenciais você vai conhecer os principais métodos de coleta e avaliação do sêmen de garanhões. Não perca tempo, aprenda na teoria e prática essa biotécnica essencial para garantir eficiência reprodutiva!

Fontes: Criação de Cavalos, Shop Veterinário, Terceiro Tempo, Equisport, CPT Cursos Presenciais, Mundo Equino.

Áreas

Artigos

Destaque

Melhoramento genético

Reprodução

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado

(Campos com * são obrigatórios)

Marque suas áreas de INTERESSE. *

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.