Pacotão de Cursos de Reprodução Equina

Exame Odontológico em Equinos: quais são os procedimentos?

Exame odontologico em equinos quais sao os procedimentosO exame odontológico em equinos é uma prática essencial para garantir a qualidade de vida dos animais. Essa avaliação consiste na inspeção da cavidade bucal e de suas estruturas, a fim de conferir se estão saudáveis. Essa análise também se mostra importante em decorrência da mudança na alimentação desses animais, situação essa causada pelas práticas de confinamento e domesticação.

A manutenção da saúde bucal dos equinos é imprescindível para seu bem estar. Além de garantir que a higiene seja devidamente feita, o criador deve estar atento a possíveis alterações dentárias ou anormalidades que prejudiquem a saúde e o desempenho desses animais. Dessa forma, promover um exame odontológico em equinos regularmente se torna parte importante do manejo desses animais.

Se interessou pelo assunto? Continue a leitura e saiba mais! 

Etapas do exame odontológico em equinos

Uma avaliação cuidadosa é dividida em algumas etapas que devem ser seguidas, a fim de alcançar bons resultados. Para que essa inspeção seja feita da melhor forma, é necessário que o profissional que realizará o exame esteja capacitado e preparado para essa tarefa e que tome alguns cuidados indispensáveis, além de dominar o manuseio das estruturas necessárias. 

A seguir, listamos as etapas envolvidas no exame odontológico em equinos e os procedimentos envolvidos em cada uma.

Anamnese e avaliação do histórico

Primordialmente, é necessário que o profissional tenha acesso a informações prévias sobre o animal. Compreender a rotina de alimentação e o tipo de alimento que consomem é de suma importância para que o exame odontológico em equinos identifique possíveis falhas no processo de mastigação. 

Além dessas questões, cabe ao médico veterinário analisar, além da sua nutrição, a idade do animal e seu comportamento. 

Exame físico 

A avaliação geral do animal tem início com as análises de sua aparência e de suas características físicas. Assim, o seu escore corporal, seu comportamento e os aspectos da pelagem podem demonstrar sinais de que há alguma irregularidade bucal ou em seu sistema digestório. Além disso, o hálito do animal também pode indicar alguma anormalidade causada por restos de alimentos alojados entre os dentes do equino. 

Outra estrutura que também deve ser observada é o crânio do animal. Por meio da avaliação visual e de exames de palpação, o profissional deve procurar por possíveis assimetrias, fissuras, sensibilidades e alterações de volume, além de procurar por possíveis cortes nos lábios do animal. 

A alimentação do cavalo 

Depois que o histórico do animal é consultado e sua avaliação física geral é feita, deve-se analisar o comportamento alimentar do equino em tratamento. Dessa forma, enquanto o cavalo se alimenta de pastagens e bebe água, o profissional responsável pelo exame odontológico em equinos deve avaliar as capacidades do animal de apreensão, mastigação e deglutição. 

É importante que o equino possa se alimentar diretamente da pastagem no solo, uma vez que facilita a observação e procura por possíveis contusões ou ferimentos que podem impossibilitar o animal de se alimentar corretamente. Lesões no pescoço ou cabeça acabam por impedir que o animal se curve e que movimente a boca da maneira correta. Também, esse tipo de alimentação é importante para facilitar a avaliação da capacidade de apreensão do cavalo. Além disso, caso o equino possua alguma irregularidade nos dentes incisivos, ele apresentará dificuldade em prender o pasto. 

Avaliação oral sem equipamentos

A fim de avaliar a dentição do animal, o profissional deve observar se os dentes incisivos apresentam oclusão correta (de 10 a 15 graus) e se estão devidamente orientados. Essa inspeção pode ser feita com o uso dos dedos para separar os lábios do animal, deixando seus dentes visíveis. Esticando, delicadamente, a língua do cavalo para fora da boca e para um dos lados, os pré-molares ficam à mostra, o que permite sua análise superficial.  

Também com essa avaliação, é possível avaliar se existe alguma inflamação no palato do equino. Essa enfermidade tem como sinais clínicos específicos a vermelhidão do local, calor, tumor, perda de sua função e dores. Assim, com o diagnóstico correto dessa patologia, pode-se tratá-la da maneira adequada. 

Contenção do animal 

A fim de impedir que uma possível inquietação ou agressividade do equino interfira no desempenho de seu exame, é necessário que o animal esteja devidamente contido, de forma a possibilitar a avaliação e garantir a segurança do profissional que irá realizá-la. Dessa forma, são utilizadas algumas estruturas, tais como um tronco que possua suporte para a cabeça do animal, apoio para soro e mangueira de água; cachimbo e sedativos (tranquilizadores e anestesias geral ou local). Caso seja necessária a administração de anestesias, é imprescindível que o profissional opte por medicamentos específicos e doses adequadas a cada situação.

Exame com auxílio de equipamentos

Um dos aparelhos mais utilizados no exame odontológico em equinos é o abre-boca. Esse equipamento é posicionado com o auxílio de tiras que passam por trás das orelhas do animal e permite que sua boca se mantenha aberta para que a avaliação seja feita, operando de modo a distribuir o peso por meio da pressão nos dentes incisivos, sem causar-lhe dor. Depois que o aparelho é colocado em frente aos lábios do equino e com as tiras devidamente afixadas, as alças laterais se afastam e a boca do cavalo se abre. 

Visando um melhor resultado na análise da cavidade oral, o médico veterinário ou clínico que realiza o processo deve dispor de um espelho odontológico e de uma lanterna, obtendo, assim, uma melhor visão das estruturas examinadas. 

Principais problemas dentários 

Mesmo que os criadores tomem os devidos cuidados para manter a saúde de seus animais, algumas alterações dentárias são percebidas com frequência, o que acaba por justificar a importância de um exame odontológico em equinos feito de maneira regular. Conheça alguns dos principais problemas dentários encontrados! 

Fraturas dentárias

São frequentemente percebidas e podem apresentar dimensões variadas, atingindo até mesmo a coroa clínica dos dentes. Essas alterações podem causar outros problemas ao animal, como dores locais, contaminação da polpa dentária e aparecimento de abscessos. 

Maloclusão

É o nome dado à associação irregular dos dentes que favorece a formação de pontas nessas estruturas, que pode acabar por causar um grande desconforto, lesionar a boca dos animais ou ocasionar fraturas. Essa alteração é corrigida por meio do nivelamento dos dentes. 

Dente de lobo 

“Dente de Lobo” é o nome dado aos primeiros pré-molares, e podem variar em número, sendo considerado normal encontrar até 4 dessas estruturas em cada arcada do equino. Esse dente não apresenta função na mastigação, mas pode causar ferimentos na boca do animal e chocar-se com a embocadura. Caso sua queda não aconteça naturalmente ou esteja localizado em um espaço inapropriado, a principal indicação é que esse dente seja removido.  

Com as informações descritas, é possível concluir que o exame odontológico de equinos é de extrema importância para a garantia de sua saúde, o que justifica a valorização crescente desse ramo de atuação. Compreendendo que a saúde bucal dos animais interfere diretamente na qualidade de vida dos equinos, muitos proprietários e criadores têm procurado por veterinários especializados em odontologia equina.

Contudo, existe a grande necessidade de que o profissional responsável por essa avaliação esteja devidamente treinado e preparado, dominando as técnicas necessárias e capacitado para reconhecer as alterações dentárias particulares de cada animal avaliado. Gostaria de se qualificar nessa área? Conheça o Curso Presencial de Odontologia Equina! 

Fonte: CPT Cursos Presenciais, Revista Veterinária, FAEF, Unipampa

Áreas

Artigos

Clínica e Saúde

Destaque

Nutrição

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado

(Campos com * são obrigatórios)

Marque suas áreas de INTERESSE. *

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2021 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.