5 dicas essenciais para nutrição de cavalos recém nascidos

O começo da vida dos cavalos requer uma atenção especial na nutrição, sendo que o manejo adequado nesta área certamente influenciará na saúde do animal também nos anos vindouros. Desta maneira, o desenvolvimento físico, bem como a aparência da pelagem, cascos e desempenho atlético, por exemplo, estão também diretamente relacionados a estes cuidados nesta fase.

#Dica 01 – Garantir ao animal a ingestão do colostro durante os primeiros dias e semanas de vida. Neste caso, é também importante cuidar da alimentação da égua, de modo que a mesma possa gerar leite em quantidade e qualidade suficientes. Importante que três meses antes do parto ela receba uma dieta rica em proteínas e energia.

#Dica 02 – O manejo nutricional dos potros está diretamente relacionada a primeira fase, ou seja, a amamentação. É preciso, portanto, ficar sempre atento, pois em alguns casos há uma rejeição da égua ao potro, impedindo-o de se alimentar. Por isso, observar o desenvolvimento de outros animais nascidos na mesma época, e comparar, é um importante indicativo.

#Dica 03 – Além do leite, o acesso ao capim, mesmo que em poucas quantidades, já que este alimento ajudará o animal a formar a sua estrutura estomacal e a digestão.

#Dica 04 – Deixar o potro ter acesso a água e as pequenas quantidades de ração da mãe, de modo que quando ocorrer o processo de desmama ele não estranhe a mudança.

#Dica 05 – Casos de animais que por motivos variados não venham a amamentar frequentemente, importante garantir uma suplementação alimentar específica, por meio de rações balanceadas, o que somente um profissional da medicina veterinária, com especialidade em nutrição, saberá fornecer de forma correta.

Então gostou das cinco dicas, continue lendo sobre os potros. Leia agora.

Fonte: Mercado Horse