Vantagens da transferência de embriões em equinos: conheça as principais!

transferência de embriões em equinos

A transferência de embriões em equinos tem sido uma das biotécnicas reprodutivas mais utilizadas no mundo, principalmente, por aqueles que buscam o aumento da descendência dos animais selecionados com genética superior. Ou seja, é uma técnica essencial para quem deseja ter sucesso nesse mercado que, cada vez mais, movimenta altos valores, principalmente no cenário nacional.

Neste tipo de criação, no entendo, o valor genético dos animais é significativo para o sucesso. De forma simples, é importante sempre ter em mente que, independentemente da função desempenhada pelo animal, sua genética costuma ser levada em conta na escolha reprodutiva e, portanto de compra e venda. Isso porque, para as mais diversas funções e objetivos, ou até mesmo raças, existem características que os proprietários buscam nos equinos.

Assim, a transferência de embriões proporciona a possibilidade de produção de diversas crias de alto valor genético. Contudo, esta é apenas uma das inúmeras vantagens da utilização dessa biotécnica. Neste artigo, vamos explorar mais sobre tais vantagens para mostrar a importância da TE para veterinários, proprietários e criadores.

Como funciona a transferência de embriões em equinos?

Antes de falarmos das vantagens da transferência de embriões em equinos, é preciso explicar, mesmo que brevemente, como funciona o processo. Dessa forma, as vantagens se tornam mais claras e sua importância fica mais definida.

De forma muito simplista, a transferência de embriões em equinos é o processo de gerar embriões de matrizes de alto valor genético e insemina-los em fêmeas receptoras que conduzirão o restante da gestação. Essa é a ideia básica por trás da TE, não apenas gerar descendentes com características desejadas, mas criar descendentes de duas matrizes específicas que possuam essa característica. Ou seja, enquanto com a inseminação é preciso escolher mais de uma fêmea de genética de valor para produzir os descendentes do garanhão, na TE os responsáveis escolhem um garanhão e uma fêmea doadora.

Assim, os óvulos da doadora são fecundados com o material do macho, gerando os embriões que podem ser inseminados em fêmeas próprias para gestação porém de genética inferior. Dessa forma, é feita a preservação tanto da matriz masculina como feminina, é garantida a combinação genética desejada e mais de um descendente é gerado.

Vale ressaltar que o processo descrito foi simplificado e que, para a realização da transferência de embriões equinos, são necessários alguns componentes específicos e processos, sem os quais o resultado pode não ser o esperado. Outro ponto importante é que esse processo precisa ser realizado por um veterinário, por envolver diversas etapas e acompanhamentos de diversos aspectos dos animais.

Principais vantagens da transferência de embriões em equinos

Agora que o processo da transferência de embriões em equinos ficou um pouco mais claro, podemos ir direto ao ponto, suas inúmeras vantagens. Já explicamos como a TE permite a produção de mais de um potro por garanhão e doadora escolhidos. Contudo, os benefícios dessa técnica vão muito além deste.

Assim, as principais vantagens da transferência de embriões em equinos são:

1. A produção de mais de um potro por égua durante o ano;
  2. Obtenção de potros de éguas que apresentam baixa fertilidade;
  3. Nascimento de potros de éguas de exposição, sem a interrupção da carreira atlética do animal;
  4. Uso de éguas de maior idade, prolongando a sua vida reprodutiva;
  5. Produção de potros de animais jovens, sem que acarrete prejuízo para o seu desenvolvimento;
  6. Uso de éguas de baixo valor zootécnico;
  7. Aumento do volume de vendas de coberturas de garanhões consagrados;
  8. Possibilidade de comercialização de ovócitos e embriões;
  9. Aumento do número de potros nascidos;
  10. Valorização dos animais com características genéticas mais desejáveis;
  11. Escolha de sêmen de alto valor genético sem necessidade de monta;
  12. Avaliação da progênie materna em um espaço curto de tempo.

Importância da capacitação

Como fica evidente, a TE apresenta diversas possibilidades reprodutivas, incluindo o uso de animais que, de certo modo, estariam impossibilitados. Além disso, um ponto interessante é o desenvolvimento de outras técnicas, ou seu aprimoramento, para possibilitar taxas de sucesso significativo na transferência de embriões. Isso porque práticas como exames ginecológicos e andrológicos, inseminação artificial e, até mesmo a ultrassonografia para reconhecimento do ciclo estral das éguas, são amplamente utilizadas durante os procedimentos.

Assim, além de ser um grande impulsionamento para o mercado de criação de cavalo, a transferência de embriões em equinos impulsionou, e impulsiona, o desenvolvimento da veterinária reprodutiva. Diante de tudo isso, fica ainda mais claro que sim, todo esse processo depende de um veterinário responsável, desde o início, na avaliação e escolha das matrizes.

Portanto, ter um veterinário experiente é uma grande vantagem para o criador que deseja ter sucesso com seu plantel. Por outro lado, o veterinário que quer apresentar um diferencial de mercado precisa conhecer a fundo a TE e ser capaz de oferecer resultados com taxas de sucesso de excelência.

Por fim, vai uma dica rápida aqui da Escola do Cavalo! Se você é veterinário, ou conhece um, que deseja ter sucesso no mercado de criação de cavalos, está na hora de experiência prática – CLIQUE AQUI e saiba como aprender a TE executando os processos com os melhores professores do mercado!

Fonte: SHOP Veterinário e Revista Veterinária

Transferência de Embriões em Equinos