Dente de lobo: O que é e como tratar?

O dente de lobo se caracteriza por ser um dente vestigial e não apresenta função na mastigação. Porém, pode ferir as bochechas e língua, e ainda entrar em choque com a embocadura e causar grande desconforto ao animal.

Contudo, esses distúrbios nos dentes dos cavalos podem causar problemas mais sérios, como a temida cólica equina. Por exemplo, você sabia que a dor de dentes dos cavalos pode deixar o animal muito agressivo e até levá-lo à morte mais rápido?

E você, médico veterinário, já ouviu falar em dente de lobo dos cavalos? Não se preocupe! Nesse artigo você vai saber sobre esse tema. 

O que é o dente de lobo?

O dente de lobo é o primeiro pré-molar, o animal pode ter de 1 a 4 em cada arcada dentária. Tem presença facultativa e é rudimentar. Semelhante a um dente canino, ele tem sua erupção adjacente à superfície rostral do segundo pré-molar por volta de seis meses e pode cair na sequência. 

Se a queda não acontecer naturalmente, ou quando sua erupção ocorre em local indesejado, muito lateral ou rostral, é indicada a sua extração. 

As principais razões dos problemas nos dentes dos cavalos é porque seus hábitos alimentares foram modificados pela domesticação e confinamento. Então, os equinos deixaram de gastar os dentes como deveriam. Ou seja, na natureza eles se alimentavam de diversos tipos de forragens causando um desgaste mais lento e homogêneo.

Outros tipos de problemas odontológicos

Cauda de Andorinha

A cauda de andorinha é uma aresta que surge do desgaste dos dentes dos incisivos. Geralmente, essa desordem oral aparece por volta dos 7 anos de vida do animal e novamente por volta dos 13 anos. Em ambos os casos, ela desaparece com o tempo.

Diastema

É o espaço entre incisivos da frente e os molares do fundo. Alguns cavalos desenvolvem um dente extra neste espaço, que pode causar muita dor e desconforto ao animal. 

Ganchos

Os ganchos se formam quando os pré-molares e molares estão desalinhados. Eles podem se tornar tão grandes que chegam a penetrar no céu da boca dos animais. 

Sinais de afecções dentais nos cavalos

A manifestação de dor é diferente em cada animal. Dentre os sinais, estão:

  • Alguns relutam com a cabeça de um lado para o outro;

  • Outros negam-se a virar para um dos lados e às vezes para ambos os lados;

  • Uns balançam a cabeça para baixo e para cima;

  • Alguns empinam e até caem de costas; 

  • Outros dão puxões fortes nas rédeas; 

  • Tem cavalo que dispara e o outro não dá um passo para frente, outros não fazem curva.

A maioria dos dentes de lobo são pequenos e aparentemente inofensivos. Mas, quando o dente nasce no local correto tende a não causar sérios danos somente alguns choques com a embocadura.

Como prevenir e tratar o dente de lobo em equinos?

É possível realizar a prevenção realizando um tratamento periódico anual. Iniciar os exames orais ainda com o cavalo jovem pode prevenir o dente de lobo e outras afecções orais que interferem em sua saúde geral, desenvolvimento, temperamento e até reprodução. 

O dente de lobo deve ser extraído uma vez que causa diversos problemas relacionados à dor e desconforto. O procedimento de ser realizado por um Médico Veterinário, que tem o conhecimento necessário e equipamentos adequados. 

É importante ressaltar que a extração quando não realizado em conformidade é ilegal e infringem todos os processos éticos e profissionais na área da Medicina Veterinária. Além disso, pode causar sérios danos à saúde e bem-estar do animal.

Por trazer diversos benefícios ao cavalo, a odontologia equina, é uma das áreas que mais crescem dentro da medicina veterinária. Para você deseja ampliar seus conhecimentos sobre esse tema e aumentar seu número de clientes é preciso qualificação! 

Temos uma dica incrível para você, clique na imagem abaixo e confira. 

Fonte: Blog CPT Cursos Presenciais