Fique por dentro das principais técnicas de sucesso no melhoramento genético equino

Com um amplo destaque no mercado veterinário o melhoramento genético equino tem sido uma das áreas mais exploradas atualmente.

Isso porque a busca pela qualificação na reprodução equina é um assunto cada vez mais presente entre os criadores de cavalos e investidores.  Principalmente relacionado a animais de grande porte como, por exemplo, os cavalos competidores.

Nesse contexto podemos destacar duas técnicas que vem sobressaindo como as mais utilizadas proporcionando inúmeros benefícios, sendo elas a inseminação artificial e a transferência de embriões.

Essas técnicas tem revolucionado o mercado causando eventualmente o crescimento da equinocultura através da eficiência reprodutiva e trabalhando diretamente o aprimoramento das raças e seus cruzamentos.

Técnicas de sucesso no melhoramento genético equino

Inseminação artificial em equinos (IA): responsável pelo bom índice de fertilidade e progresso genético, permitindo um grande número de progênies por um único garanhão, podendo ser realizada com o sêmen fresco, resfriado ou até mesmo o sêmen congelado de reprodutores já mortos. Essa técnica consiste na fecundação de uma ou mais éguas de alta linhagem com um garanhão de alto valor.

Transferência de embriões em equinos (TE): esse processo conta com uma fêmea doadora e outra receptora, essa técnica se destaca pelo fato de gerar várias vantagens como, por exemplo, obter mais de um descendente por ano de apenas uma égua, antecipar o ingresso de fêmeas jovens na reprodução, obter potros de éguas idosas ou com problemas de parição, dentre outras.

Fatores básicos para o sucesso no melhoramento genético

A TE e a IA envolvem alguns fatores básicos para alcançar o sucesso e o desempenho de forma adequada como, por exemplo:

– dispor de boas condições de higiene

– detecção correta do cio

– manuseio das fêmeas corretamente

– características do sêmen fresco, resfriado e congelado

– controle sanitário específico para os garanhões e éguas

– idade, escore corporal, histórico reprodutivo e fertilidade das éguas

– treinamento de todos os profissionais envolvidos no processo

Conhecimento sobre as técnicas de reprodução equina

A utilização dessas técnicas requer cuidados, conhecimentos específicos e equipamentos adequados, além de contar com uma equipe de inseminadores de centros de reprodução autorizados.

Todo o processo demanda eficiência e cautela para proporcionar resultados satisfatórios. Por isso o manejo reprodutivo equino quando bem conduzido pode melhorar as características reprodutiva e produtiva.

Para se tornar um profissional indispensável e com ampla área de atuação é necessário investir em capacitação.

Então não perca mais tempo e comece agora mesmo!

Confira algumas dicas: Descubra o Segredo do Sucesso na Reprodução Equina

Com esse conteúdo você irá enriquecer seu conhecimento de forma rápida e simples sobre o assunto. Boa leitura!