Saiba o que pode deteriorar os cascos dos equinos

Os cascos dos equinos são partes de extrema importância no corpo do animal, por ser diretamente responsável pelo sustento do peso, amortecimento de impactos e equilíbrio. Por isso, os cuidados devem estar sempre na lista de principais itens rotineiros.

Um dos fatores mais nocivos para a saúde dos cascos é, sem dúvida, a umidade. Em excesso, isso pode comprometer as estruturas internas e externas, causando claudicação e inviabilizando o animal principalmente para atividades atléticas e o comércio.

Em termos percentuais, o casco sadio ideal deve conter, em sua parte externa, cerca de 15% a 20% de umidade.  Na parte interna, este percentual aumenta para cerca de 45%. Caso estes níveis sejam ultrapassados, o risco de rompimento das estruturas aumenta consideravelmente. Isso, sem contar as doenças bacterianas, que podem também ocorrer.

Por isso é sempre importante evitar que o animal fique o dia todo em regiões alagadas, e o que é pior: em meio a fezes e urina, que podem ainda trazer outros problemas de saúde.

É muito importante que, além da manutenção diária, com lavagem e secagem dos dígitos, além do casqueamento, os animais criados em estábulos na maior parte do dia, se encontrem em ambientes higienizados periodicamente, de modo a evitar estes problemas.  Sendo que algumas técnicas bem aplicadas podem evitar determinadas enfermidades no sistema locomotor equino.

Não perca tempo e aprenda a diagnosticar e tratar as principais enfermidades equinas, ampliando assim a qualidade de vida e bem-estar animal. Confira.

Fonte: DiagnoVet