O manejo nutricional de equinos

A alimentação dos cavalos deve contar com um planejamento profissional, que leve em consideração uma nutrição balanceada e adequada ao peso do animal, já que a prática errônea neste quesito pode comprometer a saúde e o desempenho do animal.

É preciso que o profissional saiba sobre as necessidades nutricionais do animal e forneça o alimento nas doses corretas, ou seja, aos poucos, para evitar os distúrbios digestivos, como a cólica por exemplo.

Mudanças bruscas na dieta também costumam dar problemas, já que o aparelho digestivo não se adapta facilmente a estas alterações.

Até mesmo o fornecimento de água deve ser adequado as necessidades do animal e de acordo com a intensidade dos exercícios, além de que os animais mais novos tem necessidades diferentes de quantidade de água no organismo.

A nutrição, por fim, deve contar com hidratos de carbono, óleos, proteínas, fibras, minerais e vitaminas, nas dosagens certas planejadas por um profissional especializado. 

Saber formular e balancear de forma correta e equilibrada os nutrientes inseridos nas dietas dos equinos faz toda diferença no programa nutricional. Confira algumas dicas sobre o assunto. Clique aqui.

Fonte: Compre Rural